noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal e Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso

Publicada em 26/09/23 às 17:10h - 448 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal e Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal e Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal e Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso

Link da Notícia:

Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal e Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso
 (Foto: Ascom/CMPA )

Além das atividades rotineiras das sessões ordinárias das segundas-feiras, a Câmara Municipal de Paulo Afonso viveu um momento de muitas homenagens neste dia 25 de setembro quando foram entregues Moções de Aplausos de autoria de vereadores daquela Casa Legislativa, sempre aprovadas pela unanimidade do plenário a pessoas da comunidade que tenham prestado serviços relevantes ao município.

O Vereador Valmir Rocha homenageou o Bispo Diocesano de Paulo Afonso, D. Guido Zendron e a Professora Quitéria Maria Ferreira. A vereadora Evinha Oliveira homenageou o Professor Antônio Galdino da Silva, presidente da ALPA.

Vereador Valmir Rocha homenageia D. Guido Zendron – pelos 15 anos de ordenação episcopal

Na homenagem que prestou ao Bispo D. Guido Zendron, o Vereador Valmir Rocha destacou o trabalho que D. Guido vem realizando junto às quase 30 paróquias da Diocese de Paulo Afonso, com grande presença nas comunidades mais carentes do município de Paulo Afonso, tanto nas periferias da área urbana como nas distantes comunidades da zona rural do município.

D. Guido Zendron foi nomeado pelo Papa Bento XVI e sua ordenação foi realizada em Salvador, BA., na quadra de esportes do Instituto Social da Bahia no dia 17 de maio de 2008, onde estiveram centenas de pauloafonsinos, quando D. Guido recebeu do Arcebispo de Salvador, D. Geraldo Majella, recentemente falecido, em sua homilia, uma palavra de confiança e de sucesso em sua missão, quando disse: “Todo bispo encontra na figura do Bom Pastor um modelo para se inspirar. A bela imagem descrita no Evangelho de São João, guiou primeiramente a obra dos apóstolos e depois a de seus sucessores, nos vinte séculos de história da Igreja. Esta íntima certeza sustentará também o nosso Dom Guido ao ministério que o Senhor quis confiar-lhe. As graças do Senhor descerão sobre ele sempre mais abundantes, se nós o acompanharmos com nossa oração.”

O Vereador destacou a atuação do Bispo em apoio às comunidades mais carentes do município, o que o motivou a propor esta Moção de Aplausos, aprovada por todos os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Em sua mensagem, o bispo agradeceu a generosidade do vereador Valmir Rocha e dos seus pares que o apoiaram e falou do grande trabalho que é administrar uma diocese que possui 28 paróquias em um imenso território na região do sertão em território de dezenas de municípios, no Nordeste brasileiro.

O bispo dedicou a homenagem que recebia “a todas as pessoas que tinham expectativas a meu respeito e eu não conseguia responder. Sabem os senhores quantas pessoas têm que precisam de ajuda e nem sempre conseguirmos corresponder. De vez em quando me chamam de Bispo Zanneta e de Dom Mário e para mim isso é uma vibração porque estou bem longe de ser aquele bispo que ele foi e no céu está colaborando para nossa missão”.

Dom Guido aproveitou a oportunidade para dizer que “a partir da iniciativa desta Câmara de Vereadores temos a Semana Dom Mário Zanetta que será este ano do dia 12 ao dia 18 de novembro, quando vamos também tirar os restos mortais do cemitério e coloca-los na Catedral.”

D. falou ainda da grande extensão da área de trabalho que abrange a Diocese e de projetos em andamento para minorar o sofrimento da população mais carente dessa área de sua atuação.

“A minha responsabilidade vai, além de Paulo Afonso a todo a Diocese, que são 28 paróquias. Sábado e ontem de manhã estava em Coronel João Sá, à noite estivemos em Jeremoabo, hoje à noite, em Marancó de Santa Brígida, então, tem muitas coisas e eu gosto de estar perto do povo.”

“Estamos esperando para trazer outros projetos para Paulo Afonso e outros municípios da Diocese também, para poder aliviar tantas dores, tantos desafios. Uma pérola que eu quero ver, mais à frente, que é o Recanto Solidário, onde estamos acolhendo pessoas que estão querendo sair do álcool e das drogas, a Casa da Acolhida, para as pessoas que vivem, moram nas ruas e outras obras de caridade que existem.”

No 4 de outubro, dia do encerramento da Festa de São Francisco, o Papa Francisco vai publicar uma segunda Carta Encíclica, sobre Ecologia. E nós estamos trabalhando para colocar a energia solar em todas as paróquias da Diocese de Paulo Afonso. É um investimento grande mas estamos buscando ajudas para isso.”

Vereadores usaram da palavra para destacar o trabalho de D. Guido, dentre eles, a vereadora Evinha Oliveira, o vereador José Gomes de Araújo, mais conhecido como Zezinho no INPS que mostrou a sua preocupação com a possibilidade de aprovação de leis que liberam as drogas e o aborto e conclamou a todos que buscassem a Deus para as suas vidas. O vereador Marconi Daniel lembrou que por acreditar no trabalho da Igreja e na liderança de D. Guido, propôs a concessão do Título de Cidadão de Paulo Afonso a D. Guido Zendron que já lhe foi entregue há tempos atrás.

A Moção de Aplausos ao Bispo D. Guido foi entregue pelo Vereador Valmir Rocha e pelo Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Sousa.

Vereador Valmir Rocha homenageia a Professora Quitéria Maria pelas ações de empoderamento da mulher em Paulo Afonso

Ainda na sessão ordinária da Câmara de Paulo Afonso realizada no dia 25 de setembro, foi entregue à Professora Quitéria Maria Ferreira uma Moção de Aplausos de autoria do Vereador Valmir Rocha, aprovada por unanimidade pelos seus pares desta Câmara Municipal.

O vereador apresentou como justificativa para esta Moção, o empenho da Professora Quitéria em ações que promovem o empoderamento feminino e estimulam também as mulheres a adquirirem melhores condições de vida.

“A Professora Quitéria Maria Ferreira, tem uma forte presença no empreendedorismo feminino em Paulo Afonso ao fundar, em 1997, a AMPA - Associação das Mulheres de Paulo Afonso, na qual trabalhava o empoderamento daquelas mulheres, bem como as capacitava através de cursos, além de combater a violência contra a mulher e antes, no ano de 1987, implantou, em Paulo Afonso e na região, a APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia, para fortalecer a luta dos professores e profissionais da educação pelos seus direitos.”

Disse ainda o vereador em sua fala que a homenageado “foi pioneira e uma das fundadoras do Conselho da Mulher e da Saúde e militou na luta pela implantação da Delegacia da Mulher.”

Concluiu o vereador destacando que “Quitéria Maria de Jesus é digna e merecedora desta honraria, pois é exemplo de cidadão ilibada e de imensa contribuição para nossa cidade.”

A homenageada fez um agradecimento a todos os vereadores, destacando “as mulheres vereadoras e todas as mulheres presentes nesta Casa”.

Agradecendo ao vereador que a homenageou, a Professora Quitéria disse que “nem esperava por tanto, porque há tanto tempo está nessa luta, e sempre acreditei nela e afirmo que hoje e sempre, precisamos acreditar na felicidade social e lutar, lutar pelo bem coletivo”.

“A gente precisa ser feliz quando os outros também são felizes. Então, a gente precisa que se tenha serviços públicos de qualidade. É preciso ter uma saúde de qualidade. E é preciso ter um serviço odontológico que está faltando em Paulo Afonso. É preciso que se tenha uma merenda escolar de qualidade. É preciso que se vá aos bairros e veja quantas crianças estão nas ruas por falta de uma creche.”

A professora destacou a importância tanto do salário de qualidade como da valorização do profissional da área da Educação. “Além do salário dos professores é preciso o reconhecimento do valor do seu trabalho. Eu me sinto feliz quando encontro ex-alunos fazendo sucesso na vida e infeliz quando vejo meus alunos que não tiveram essa oportunidade.”

Além de chamar a todos para participar: “É preciso acreditar que cada um de nós pode contribuir”, a Professora Quitéria ressaltou a urgente necessidade de se melhorar a qualidade da merenda escolar.

“A merenda escolar hoje, como está? Eu fico indignada porque eu já dirigi, assim como minha grande amiga Socorro, a Merenda Escolar de Paulo Afonso. Hoje, a merenda escolar precisa de um olhar de cada um de nós. A qualidade da merenda escolar é terrível! No meu tempo ali, eu deixei um projeto que hoje é um projeto do Brasil inteiro, que é a inclusão da agricultura familiar na merenda escolar. Saindo daqui, a minha nutricionista Dra. Augusta viajou o Brasil inteiro divulgando esse projeto, que hoje é nacional. É com tristeza que eu vejo a merenda escolar hoje como ela está e ela merece um olhar de cada um de nós.

Sobre a Associação das Mulheres, e saudar companheiras de luta que vejo aqui, como Ângela e saudar a companheira Dra. Isabel Adelaide que fui uma companheira de fé, como na luta pela DEAM, com muita dificuldade a ponto de, durante muito tempo a Delegacia da Mulher ser lá em casa. Precisamos continuar a luta das mulheres pela sua independência econômica”.

Sobre a APLB, foi uma luta de 20 anos. Hoje, tenho muita satisfação e sou muito grata a Deus que entreguei a Esmeralda uma APLB com dinheiro na conta, com computador, com sede. E, claro, que nessa luta, não fui só. Um dos grandes companheiros foi Genivan, aqui presente.”

A Professora Quitéria concluiu agradecendo pela homenagem e destacando o trabalho incansável das mulheres “que têm jornada dupla, não têm feriado, são profissionais em suas áreas de atuação mas são também mães, donas de casa. Agradeço também à minha família, minha filha Paula, meu neto João Lucas, meu atleta preferido, a minha neta Ana Júlia, que vieram me abraçar me fazendo essa bela surpresa e abençoar e dizer que amo demais vocês.”

Vários vereadores saudaram a Professora Quitéria e se mostraram solidários aos seus questionamentos, especialmente no que se refere ao olhar mais atencioso para a merenda escolar, como destacou o vereador Marconi Daniel.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!