noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Política & Sociedade

Vereadora Evinha Oliveira entrega Moção de Aplausos ao Professor Antônio Galdino pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso

Publicada em 26/09/23 às 23:16h - 595 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vereadora Evinha Oliveira entrega Moção de Aplausos ao Professor Antônio Galdino pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Vereadora Evinha Oliveira entrega Moção de Aplausos ao Professor Antônio Galdino pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Vereadora Evinha Oliveira entrega Moção de Aplausos ao Professor Antônio Galdino pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Vereadora Evinha Oliveira entrega Moção de Aplausos ao Professor Antônio Galdino pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso
 (Foto: Ascom/PMPA, Assessoria Parlamentar, Vereadora Evinha, Fabiana Galdino)

Na segunda-feira, 25 de setembro, a Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou a sua Sessão Ordinária onde também foram homenageadas pessoas da comunidade pauloafonsina que tiveram serviços prestados ao município reconhecidos por este Poder Legislativo Municipal.

Na ocasião foram homenageados pelo Vereador Valmir Rocha, com Moções de Aplausos, o Bispo Diocesano de Paulo Afonso, D. Guido Zendron, pelos 15 anos de ordenação episcopal, a Professora Quitéria Maria Ferreira, pelas ações de busca do empoderamento da mulher.

No mesmo dia, também foi homenageado com Moção de Aplausos de autoria da Vereadora Evinha Oliveira, o Professor Antônio Galdino da Silva, diretor do Jornal Folha Sertaneja e presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso pela realização da 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, evento que aconteceu nos dias 29 a 31 de março de 2023.

Em sua justificativa, a Vereadora Evanilda Gonçalves de Oliveira, conhecida como Evinha Oliveira, destaca que “a 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso, criada pelo Jornal Folha Sertaneja no ano de 2014 e organizada e realizada em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso e o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, foi um evento com palestras, saraus literários e música de elevado nível e contou com participação de estudantes das unidades de ensino da rede particular e pública de Paulo Afonso em todos os níveis”.

Ressaltou ainda a Vereadora Evinha que “esta 4ª Bienal do Livro promoveu também o 4º Encontro de Escritores da Região do São Francisco”.

Diz a vereadora em sua homenagem ao Professor Antônio Galdino, escritor com 7 livros de sua autoria já publicados e dois em construção e organizador de cerca de outros 20 livros, dez deles para a Academia de Letras de Paulo Afonso: “A literatura é um instrumento de comunicação e de interação social. Ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade”.

“A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre o escritor, o público e a sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e ideias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade. Assim, a literatura contribui auxilia e contribui no processo de transformação social”, concluiu a Vereadora Evinha Oliveira.

A comenda foi entregue ao Professor Antônio, como diretor do Jornal Folha Sertaneja e como presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, pela autora da homenagem, Vereadora Evinha Oliveira e pelo presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Souza.

Em sua fala, o homenageado agradeceu o gesto carinhoso da vereadora pela autoria e dos seus colegas da Câmara, por aprovarem, por unanimidade essa comenda.

Destacou o Professor Galdino que o Jornal Folha Sertaneja, uma publicação mensal, foi criado em 18 de fevereiro de 2004 e caminha para comemorar os seus 20 anos como fiel documentário do registro da história recente de Paulo Afonso e o resgate da história passada e de suas memórias. Com a chegada da pandemia, que alcançou a muitos, também o Jornal Folha Sertaneja, edição impressa, perdeu os seus habituais patrocinadores e há pouco mais de um ano passou a ser feito e disponibilizado de forma online e continua com grande aceitação.

Foi esse jornal o mentor, criador da Bienal do Livro de Paulo Afonso, ideia logo compartilhada para ser realizada em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso e com o IGH. Foram realizadas memoráveis edições nos anos de 2014, 2016 e 2018, sempre em três dias, no mês de novembro, considerando que dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura.

Com a pandemia, novamente a pandemia atrapalhando a vida, o evento só veio a ser retomado em 2023, quando foi realizado nos dias 29 a 31 de março, com grande sucesso de crítica e de público.

Foi e tem sido sempre muito importante a participação dos estudantes de todos os níveis. A Bienal do Livro de Paulo Afonso tem contado, com os apoios das Secretarias Municipais de Cultura e Esporte e de Educação.

Nesta edição, além da homenagem aos 75 anos da Chesf e 65 anos de Paulo Afonso em palestra do Professor Galdino, pode-se destacar os eventos A ALPA Convida, coordenados pelas professoras Socorro Mendonça, aqui presente e Jovelina Ramalho, uma excepcional palestra destinada aos educadores, pelo Mestre e Professor Edson Mendes, membro correspondente da ALPA, que mora no Recife, uma mesa redonda realizada pelo IGH, coordenada pelo também membro da ALPA João de Sousa Lima sobre a cultura inspirada no cangaço que levou a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense ser a campeão no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e a Mancha Verde, de São Paulo ser a vice-campeã paulista. As muitas atividades desta 4ª Bienal foram realizadas nos espaços auditório e salão dos escritores, do Memorial Chesf de Paulo Afonso”.

Um dos grandes destaques dessa 4ª Bienal do Livro de Paulo Afonso foi, sem dúvida, o 1º Encontro de Academias de Letras e Artes da Região do São Francisco, que reuniu em Paulo Afonso representantes de 9 Academias de Letras e Artes da região, sendo duas da Bahia – Paulo Afonso (ALPA) e Santa Brígida (ASLA); três do Estado de Alagoas – Delmiro Gouveia (ADLA), Piranhas (APLA) e Pão de Açúcar (ALEPA)  e quatro de Sergipe – duas de São Cristóvão (ASCLEA) e Confraria Sancristovense de História e Memória, uma de Estância (AEL) e uma de Aracaju (ASL).

“O evento foi encerrado na noite do dia 31 de março, na Praça do Coreto, com o evento Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito, onde se mistura a poesia e a música, um projeto do também acadêmico da ALPA, Jotalunas Rodrigues que apresentou poetas de Paulo Afonso e da região e convidados como   Marquinhos de Serrinha e músicos do nível de Maciel Melo, Oscar Silva (da ALPA), autor do Hino de Paulo Afonso, Rafael di Oliveira, professor de violão dos projetos da Prefeitura, Bia Leite e Banda e uma atração internacional, o violoncelista brasileiro, com atuação nos Estados Unidos, Aldair Tomé, que mora em Maceió e, além dessa participação, esteve na abertura da 4ª Bienal e em alguns de outros momentos desse evento. Foi realmente um grande e trabalhoso evento”, disse o Professor Galdino e concluiu:

“A ALPA, que terá eleições nos próximos dias (7 de outubro) possui um projeto chamado O Escritor Vai à Escola” que leva os seus escritores às unidades escolares para onde é convidado. Escritores da ALPA já estiveram em várias escolas da rede municipal, inclusive na zona rural e em grandes colégios da cidade, interagindo com os estudantes, estimulando a todos para a leitura e para a escrita e vários desses estudantes, trabalhados pelos professores de Português desta e dos criados de Grupos de Leitura, já participaram de Antologias Poéticas produzidas pela ALPA.

A ALPA, nos últimos anos já produziu 10 livros com textos, poesias, artigos, crônicas e cordel de autores dessa Academia de Letras e renovo aqui o apelo aos gestores do município e o apoios dos senhores vereadores para que esta instituição que cuida da arte literária seja também beneficiada com apoios financeiros do orçamento municipal, extensivo a outros muitos escritores de Paulo Afonso, para a publicação de livros. Fica difícil de entender que se tenha tantos recursos para grandes eventos e grandes cantores e bandas e não se tenha nada para a produção literária em nosso município. 

Quero então deixar a minha gratidão pessoal a cada membro da diretoria da ALPA desta gestão que se encerra nos próximos dias e a todos os outros membros que, de alguma forma contribuíram como esta instituição que é de todos e, portanto, o resultado dos trabalhos é o que nos oferece essa união de todos. Tenho repetido até demais que A ALPA SÃO TODOS OS SEUS MEMBROS. A ALPA É COLETIVO.

Muito obrigado a cada um dos seus membros, aqui representados pela colega Socorro Mendonça, pelo Membro Honorário, Sebastião Leandro de Morais, pelo Vereador Jean Roubert e pela Secretária Administrativa desta Casa Legislativa, Gorette Moreira

Concluo agradecendo a generosidade do olhar diferenciado de vereadores de Paulo Afonso, em várias legislaturas que têm agraciado o Jornal Folha Sertaneja e também a Academia de Letras de Paulo Afonso que, dirijo juntos por mais uns dias com Moções de Aplausos, o que entendo como um reconhecimento à qualidade do nosso trabalho.

À Vereadora Evinha Oliveira, toda a minha gratidão pessoal, também para os seus pares, vereadores desta Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Muito obrigado a todos e, se desejaram, interajam junto às escolas de suas comunidades para que a ALPA ali esteja disseminando o gosto pela leitura e pela escrita. Disponham também do Jornal Folha Sertaneja online e do site www.folhasertaneja.com.br que, nos últimos meses tem alcançado mais de 120 mil acessos mês, com alguns picos diários de mais de 6 e até 8 mil acessos.

Saudações literárias a todos. Meu abraço fraterno. Professor Antônio Galdino da Silva – presidente da ALPA, por mais alguns dias e diretor do Jornal Folha Sertaneja e site www.folhasertaneja.com.br.

Todos os 15 vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso estavam presentes e saudaram o homenageado e as instituições por ele representadas.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Socorro Mendonça

29/09/2023 - 14:44:45

Obrigada vereadora Evinha, pelo reconhecimento. Obrigada presidente ANTÔNIO Galdino, pelo esforço para que tudo desse certo. Não foi fácil, mas as dificuldades foram superadas e coroamos a Bienal com o sucesso merecido.


João Gomes

27/09/2023 - 07:53:00

Meu irmão Galdino, você merece muito mais,a vereadora está de parabéns.fraternal abraço.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!