O PENSAR
Cogi᷃to, ergo sum –“Penso, logo existo”
René Descartes (Discurso da Razão, 1637)
Algumas frases, boas ou não, já foram ditas ou escritas, com propósitos bons ou maus, para atingir o alvo como seta ou de forma indireta. Alguém que não tem coragem de falar “na cara”, vai por tabela. Conveniência? Mistificação? Disfarce? A cada um compete responder.
O falar é moral, disse-o muitas vezes aos meus alunos de Ética. Ademais, as palavras têm mão dupla: não há interlocução solitária. É sempre dialética. Também é como autodefinir-se. Nunca estamos tão longe das definições que oferecemos. Quem fala, fala a si, por primeiro; de igual modo, de si mesmo. Então, a outrem.
Problema crasso ocorre quando pensamos pouco e falamos muito. Num dos bons tempos do Congresso Nacional brasileiro, parlamentares novos e alguns já calejados, ou viciados, esbaldavam-se na tribuna. Ao ser inquirido sobre tamanha algaravia, o erudito Afonso Arinos de Melo Franco respondeu: “Isto é bom. É um exercício de retórica”. Não foi um elogio.
Há o risco de sermos engolfados pela ideia e tropeçarmos na forma. Quando o falar não se alicerça no pensar, diga-se, num sólido conhecimento, a possibilidade de errar avulta.
Cresci (não muito) ouvindo que “há pessoas que falam pelos cotovelos”. Há inconsequência nesse vício, decerto. Depois, aprendi com o Mestre da Galileia que “não é pelo muito falar que somos ouvidos”. De autor não identificado: “Nada é mais aberto por engano do que a boca”. A fala impensada é errante e desnorteia.
Émile Faguet deu-nos A Arte de Ler (virá matéria pertinente ao tema). Por enquanto, uma recomendação do pensador francês: “Leia devagar”. Aqui, como empréstimo, pense devagar, para falar de forma adequada. O pensar e o falar são inseparáveis. Põem-nos à coberta de equívocos ou da ausência de lucidez – estreito calibre. Platão, o gênio grego, ensina-nos que há dois fatores que nos regem a vida: o pensamento e o caráter. O pensar orienta o caráter.
Quando faltar vigor à expressão, melhor será avaliar a ideia.
Recife, 26.01.2023
Válter Sales
Muito bem Pensado, amigo Pr. Valter. Vá em frente. A sua lucidez, conhecimentos e bom senso devem ser compartilhados. Grande abraço.