A população de Paulo Afonso e de toda a região ribeirinha do rio São Francisco nos municípios dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco estão recebendo a informação de que a Chesf fez o depósito judicial no valor de R$45 milhões de reais destinados à reforma, ampliação e construção da UTI no Hospital Nair Alves de Souza, construído e mantido por esta empresa hidrelétrica desde o início da construção das usinas de Paulo Afonso, no final do ano de 1948.
Com esse aporte de recursos, a Chesf cumpre o que foi negociado em muitas reuniões envolvendo o governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Paulo Afonso, Universidade Federal do Vale do São Francisco e até o Ministério Público Federal.
Ao assumir o HNAS, a Univasf, através da EBSERH, libertará a Chesf de continuar mantendo esta unidade hospitalar e passe a atuar exclusivamente na produção, distribuição e comercialização de energia, conforme determina Decreto Federal dos tempos do Presidente Collor de Mello e reforçado por outro Decreto do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
A manutenção deste Hospital em Paulo Afonso, e com a implantação dos leitos de UTI previstos no projeto da Univasf, é muito importante para uma população de cerca de 800 mil pessoas que vivem em mais de 25 municípios dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, fronteiriços com o município de Paulo Afonso, no Nordeste da Bahia.
A transferência do chamado Hospital da Chesf para outro gestor vem se arrastando há quase 20 anos, período em que se falou de transferi-lo para uma associação privada, depois para o governo da Bahia e nos últimos anos para a UNIVASF para ser um Hospital Universitário, administrado, como tal, pela EBSERH, empresa federal responsável pela administração de hospitais universitários.
A Chesf deixará a gestão do HNAS, em definitivo, até Dezembro de 2020, como afirma o seu Diretor de Gestão. Até lá, espera-se que também as instalações da UPA ao lado da HNAS, e cuja construção se iniciou há vários anos, seja enfim concluída e os seus serviços integrados ao HNAS.
A Folha Sertaneja está recebendo a informação da Rádio Angiquinho, 98,5, que o Diretor de Gestão Corporativa da Chesf, Adriano Soares da Costa estará concedendo entrevista ao radialista Giuliano Ribeiro, na segunda-feira, dia 29 de Abril, às 9 horas da manhã.
Veja a seguir, na íntegra, o release da Comunicação da Chesf recebido pelo jornal Folha Sertaneja:
Chesf inicia operação de saída do HNAS
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) efetuou, ontem, depósito judicial de R$ 45 milhões para garantir à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) os recursos financeiros necessários ao custeio das obras de adequação física (reforma e ampliação), incluindo a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) de Paulo Afonso, na Bahia.
Com isso, a Empresa honra seu compromisso com o povo de Paulo Afonso e região, para que o Hospital continue e melhore suas atividades, devendo o Poder Público, paulatinamente, assumir a gestão e operação do Hospital até dezembro de 2020, quando ocorrerá a saída definitiva da Chesf do HNAS.
Ao mesmo tempo, a Companhia cumpre o compromisso com os acionistas, assegurando que todos os seus recursos sejam aplicados nos negócios de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. (Tatiana Junqueira)