COMUNICADO DA CHESF
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) comunica que, no dia 1° de janeiro de 2021, se consolidará a transferência total das atividades do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso (BA), para o Poder Público.
Desde sua fundação, há mais de 60 anos, o Hospital foi gerido, custeado e operado pela Chesf, com atendimento gratuito à população.
Em conformidade com decisão da Justiça Federal, a transferência da unidade hospitalar para o Poder Público teve início no ano de 2020 e foi executada progressivamente: em maio, o Poder Público assumiu 25% das atividades do Hospital; em junho, 50%; e, desde outubro, 75% dos serviços do Hospital já estão sob a responsabilidade do Poder Público.
A Chesf registra que, em reconhecimento à importância do Hospital Nair Alves de Souza para a população de Paulo Afonso e cidades circunvizinhas, fez um aporte de R$ 45 milhões para realização de obras de reforma e ampliação do Hospital, a fim de que, sob a gestão especializada dos órgãos que têm o dever legal de prestar o serviço de saúde, se implemente consideráveis melhorias nos serviços prestados pelo HNAS.
Com isso, no dia 31 de dezembro de 2020 (hoje) se encerra um ciclo histórico em que a Chesf serviu com orgulho o povo de Paulo Afonso na área de saúde, passando para o Poder Público essa nobre missão.
Por - DEPARTAMENTO DE IMPRENSA, PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO - DPRITudo bem. Obrigado pelo que foi feito até 31.12.2020. A nobreza, porém, passa da obrigação. O fato é que a Chesf está aqui. Na região estão as usinas. O lucro sai daqui. Além dos impostos e dos royalties que a empresa certamente paga, os laços da empresa carecem continuar. Ao meu cachorrinho, jamais vou deixar de estender algumas migalhas. É puramente um ato de amor. Então, senhores gerentes atuais da Chesf, continuemos amigos. Nada exigimos, mas muito esperamos de uma empresa que consideramos parceira. Para que, então a Chesf, isto é, para que o lucro? Sim, para nos proporcionar energia elétrica (e nós pagamos o consumo), para investimentos da empresa e, como uma estatal, corroborar o desenvolvimento e o bem-estar dos habitantes da região produtora.