O Município de Rodelas, na Região Norte da Bahia, com suas belas e culturais histórias. O índio Naudo Melo faz parte deste rico cenário. Mora nas Agrovilas do Projeto Itacoatiara, de bem com a natureza. Gosta de plantas e pedras. Faz enxertos de árvores frutíferas e plantas que enfeitam os jardins. Tem o dom de encontrar relíquias deixadas por povos indígenas, como pedras esculpidas por eles. E ainda, para a alegria das pessoas, cultiva com muito amor e carinho a famosa rosa do deserto.
Nas fotos, o valioso trabalho do Artista.
A Professora Ana Paula Melo, irmã do Naudo, relata no texto a seguir, um pouco de Naudo Melo.
A arte que encanta
Ginaudo Gomes de Melo, 43 anos, residente no Projeto Itacotiara, zona rural do Município de Rodelas, Bahia, é bastante conhecido por toda a comunidade por seu jeito comunicativo.
Apaixonado pela natureza, seu trabalho é voltado para o contato com a terra e é convidado por muitas pessoas para plantar e fazer enxertos de árvores frutíferas e plantas que enfeitam os jardins de suas casas. Plantas como a rosa do deserto fazem parte da preferência das pessoas.
Ginaudo é descendente de índio da tribo Cantaruré e possui desde pequeno o dom de encontrar relíquias deixadas por povos indígenas que aqui habitavam.
Monumentos históricos como pedras esculpidas por eles fazem parte de sua coleção. Além disso, possui também o dom de fazer toadas de vaquejada, um dom que herdou de seu querido pai.
Deus com certeza presenteou Ginaudo com dons que encantam pessoas, através de sua voz e de suas mãos! (Ana Paula Melo)
ATENÇÃO: Nota de Naudo Melo:
Tenho diversas cores de rosas do deserto, entre frutíferas. Se alguém se interessar por algumas das minhas plantas, é só entrar em contato no meu WhatsApp - (75)-98806-0331.
Meu amigo índio, perdi o contato dele, sou de Alagoa grande PB e sempre me comunicava com ele via whatsapp, se alguém tiver o novo número dele e puder me informar agradeço
Estou encantada com a matéria. Parabéns, Naudo!
Encantada com a matéria, vc sempre descobrindo o talento dos Rodelenses. Seu currículo agora está bem mais, recheado de experiência e naturalmente mais conhecido, por se tratar de alguém que se preocupa em resgatar informações que só agrega valores ao município. Parabéns!
Parabéns. Excelente trabalho.👏👏👏👏
Ótima matéria, retratando o talento do artista índio Naudo através das criatividade e beleza das suas obras. Parabéns!
Encantei-me com esse pioneirismo incentivador e multiplicador de criatividade, e, ao que parece, inato ou genético, e muito rico de potencialidades humanitárias.Parabéns e aplausos muitos.Esse jovem senhor é um exemplo muito forte de boas ideias e corretas ações, atitudes e de sensato e produtivo comportamento. Louvo o bom trabalho cultural do Valdomiro e as portentosas visão e percepção de Águia do bem e do bom, que identificam o Mestre Antônio Galdino, Emérito Professor da literatura, da cultural e do preciso jornalismo.Minhas reiteradas louvações.
Esse meu ginaldo chama a atenção aqui no canto do triângulo mineiro. Além de talentoso é um ser humano incrível. Parabéns índio, nem preciso dizer nada mais nė, você sabe o quanto amo vc meu amigo. Abraços orgulhoso
Lindo trabalho! Importantíssimo divulgar essas maravilhas! Parabéns ao trabalho de Ginaudo e divulgação do prof Antônio Galdino.
Belo trabalho!!! Parabéns!!!
Belíssimo trabalho do Ginaudo
Parabens Ginaudo, por seu talento artístico e somativo a valiosa cultura de Rodelas!Parabenizo a você Valdomiro,como também, Galdino pelo reconhecimento e divulgação do patrimônio Cultural Rodelense, pouco conhecido .
Que trabalho maravilhoso!!!
Quero parabenizar também Ginaudo pelo excelente trabalho desenvolvido com as plantas e pelo dom de pesquisar os antepassados, é um trabalho notável! Parabéns,meu ex-aluno!
amei mais uma vez sua matéria Vadomiro Nasceu vc é gênio nasceu para o jornalismo um forte abraço belo36sthj
Excelente matéria! Parabéns aos envolvidos!
Obrigado a todos pelos elogios,e obrigado a Antônio Galdino pelo seu excelente trabalho,em mostrar as riquezas de nossa região, obrigado a minha irmã Ana Paula, um cheiro no coração de todos vocês,se alguém se interessar por algumas das minhas plantas, é só entrar em contato no meu whatsapp, tenho diversas cores de rosas do deserto,entre frutíferas,ZAP 75988060331
Mais uma matéria excelente! Parabéns, Valdomiro e professor Galdino, pela grandiosa valorização da cultura do nosso povo. Além de homenagear o nosso povo, vocês têm oportunizado aos dimensões conhecer tantas pessoas com talentos incríveis!
Agradeço a meu amigo Valdomiro e ao professor Antônio Galdino pela excelente matéria fazendo referência a meu querido irmão! Deus os abençoe!
A natureza fala, canta e encanta e com a ajuda das mãos do índio Ginaudo tudo se torna simplesmente belo. Parabéns!!
Belo trabalho , parabéns !!!
Belo trabalho.
Bom constatar que pessoas como Ginaudo existem e fazem muito na preservação de nossa cultura, e ainda de quebra, cultivando plantas raras e lindas como a rosa do deserto. Acalentam nosso coração!
Tantos talentos maravilhosos nossa encantada Rodelas tem. Parabéns Ginaudo por sua sabedoria.Parabéns a António Galdino, excelente matéria.
Belíssimo trabalho.
Muito bom
Muito bonito o trabalho.
Parabéns Ginaudo pelo seu belíssimo trabalho.
Muito obrigado ao professor Antônio galdino pela excelente divulgação!