A Oficina Manhã Literária tem como principal objetivo, incentivar e fomentar a leitura e a escrita literária.
O Projeto, criado em 2020, tem como público-alvo crianças e adolescentes, e é coordenada pelo poeta Marcos Antônio Lima, Membro Correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), e Presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Brígida (ASLA).
A Oficina Manhã Literária saiu vitoriosa do IV Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, realizado na manhã dessa sexta-feira, 25 de novembro, dia em que se comemora os 69 anos de emancipação política daquela magnifica cidade sergipana.
O evento contou com a participação popular, e de alunos da rede pública de ensino, além de representantes do poder legislativo e executivo, dentre eles, o 1º Secretário Geral e esposo da Prefeita Nena, Luciano Bispo, o Vice-Prefeito, Bíbia do Couro, os Vereadores Cícero Geonilton e Robson Soares, os confrades da Academia Gloriense de Letras (AGL), Prof. Lucas Lamonier e da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS), o escritor e professor Zé Nunes, e o jovem escritor Ronaldo.
É importante salientar que os quinze alunos integrantes da Oficina Manhã Literária, inscritos no referido concurso, obtiveram sete indicações na Categoria Contos, com o 2° lugar para Natanael Santos, e 3° lugar para Kauanny Martins, e seis indicações na categoria Poesias, com o 3° lugar para Priscila Lopes, com o poema: Chama Indígena. O que comprova que estamos no caminho certo.
Agradecemos, de todo o coração, aos organizadores pela amabilidade da acolhida e pela organização do evento, são eles: Prof. Carlos Alexandre, Izaque Vieira, Márcia Fernanda e Marcos Antônio Lima. Esse quarteto já vem realizando esse tipo de evento cultural desde 2015, em anos alternados, um ano publicam a Antologia de Escritores & Leitores Monte-alegrenses & Convidados, ano seguinte realizam o Concurso Literário, esse ano foi a vez do concurso.
E assim, com a mesma intensidade de gratidão, estendemos os agradecimentos ao Prefeito de Santa Brígida, Elton Carlos Magalhães, ao Sr. Secretário de Educação, Damião, a Diretora Escolar do Centro Educacional Pereira Teixeira, Maria José Oliveira, a Coordenadora Pedagógica, também do Zenor, Joseane Barros, ao Patrono Literário Leandro Leal, e por fim, aos pais e mães de alunos (as). Gratidão é a palavra, e semear letras para colher, livros, é o nosso lema.
Por Marcos Antônio Lima