A ALPA, fundada em 20 de novembro de 2005, tem vários de seus membros também associados a outras Academias de Letras e Artes e a outras instituições históricas, literárias ou culturais do Brasil.
Os membros correspondentes da ALPA moram em outros municípios ou estados brasileiros.
No município de Santa Brígada/BA, há 67 quilômetros de Paulo Afonso, moram, há anos, os membros da ALPA Marcos Antônio Lima (Cadeira Nº 28) e Alcivandes Santana (Cadeira Nº 28).
Ali, Marcos Antônio Lima organizou um projeto chamado Manhã Literária e articulou junto com outros atuantes em várias artes no município e região, a organização da Academia Santabrigidense de Letras e Artes – ASLA - criada ainda no tempo pesado da pandemia do Covid-19.
Só agora, os membros da ASLA serão empossados, em solenidade que acontecerá neste sábado, dia 21 de dezembro, no Auditório Municipal, às 9 horas.
Desta Academia estarão fazendo parte vários membros da ALPA e outros pauloafonsinos:
Marcos Antônio Lima (membro correspondente da ALPA), é o presidente da ASLA e ocupa a Cadeira Nº 1, cujo patrono é o Sr. Apolinário Domingos Neto, fundador do Povoado Colônia/SB, ainda vivo, aos 100 anos de idade, personagem/título de um dos livros de Marcos Antônio Ali também estarão:
Maria Gorette Moreira (membro efetivo da ALPA), ocupa a Cadeira Nº 14 – Patrono:Rui Barbosa;
João de Sousa Lima (membro fundador da ALPA), ocupa a Cadeira Nº 17 – Patrono: Ariano Suassuna;
O atual presidente da ALPA , Antônio Galdino da Silva (membro fundador da ALPA) está sendo homenageado como patrono da Cadeira Nº 8, que é ocupada pelo produtor cultural José Nilton Alcântara Silva, outro pauloafonsino.
Alcivandes Santos Santana (membro correspondente da ALPA), está sendo homenageado como patrono da Cadeira Nº 38, que é ocupada por Elton Carlos Magalhães, Membro Benemérito.
Outros pauloafonsinos que atuam em projetos literários como Lúcia Nascimento (Cadeira 16) e Patrícia, Santos ( Cadeira 17) também foram lembrados pela ASLA.
Membros da ALPA na ASLA: Marcos Antônio Lima, Antônio Galdino da Silva, Alcivandes Santos Santana, João de Sousa Lima e Maria Gorette Moreira.
Evento – Posse dos membros da Academia Santabrigidense de Letras e Artes
Local - Auditório Municipal de Santa Brígida/BA,
Data –dia 21 de janeiro de 2023, às 9 horas.
Eu tenho orgulho de fazer parte dessa família
Não tem como não homenagear o meu tutor, amigo e parceiro da cultura, arte e literatura! Com mais de dez anos no ramo da produção cultural, mestre Galdino, são poucas pessoas como o senhor que encontramos na caminhada, uma pessoa que sempre realiza tudo sem puxa holofote para si, mas coloca holofotes em todos. Desde já só agradeço e é uma honra ter como meu patrono não apenas da ASLA, mas também é na AIAP - Academia Intercontinental de Artista e Poetas.
Parabéns a Folha Sertaneja, pela brilhante cobertura desse evento maravilhoso, sucesso ao mestre JOÃO DE SOUSA LIMA, membro fundador da ALPA. Deus abençoe a todos. 🙌
PARABÉNS MARCOS! A ASLA JÁ NASCEU GRANDIOSA, POIS TEM VOCÊ À FRENTE COMO INCENTIVADOR DA CULTURA LITERÁRIA SANTABRIGIDRNSE. TEU SUCESSO É MERECIDO.
Showcesso sempre Marcos, que Deus lhe abençoe infinitamente, o senhor merece.
Gratidão é a palavra.