A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) empossou na segunda-feira, dia 8, o novo membro do Conselho Executivo da agência alagoana, o educador Edvaldo Francisco do Nascimento.
Nascido em Paulo Afonso, na Bahia, Edvaldo Francisco do Nascimento, 50 anos, traz a força do sertão para compor a diretoria da Arsal. Residindo há mais de 30 anos em Delmiro Gouveia, iniciou sua trajetória no movimento estudantil, foi eleito vereador por três mandatos, mas é na Educação alagoana que se fez ainda mais atuante, como professor das redes estadual e municipal, além de pesquisador e escritor.
A solenidade de posse ocorreu no auditório da Arsal e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, secretários de Estado, deputados, senador da República, diretoria da agência, além de funcionários e familiares do novo diretor.
Em seu discurso, o recém-empossado diretor destacou suas raízes sertanejas, agradeceu a acolhida e salientou que veio contribuir no quer for possível, sobretudo com o objetivo de fortalecer a regulação em Alagoas.
Nomeado no final do mês de dezembro pelo governador Paulo Dantas, após ter seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa, o professor Edvaldo passa a integrar a diretoria da Arsal com a presidente, Camilla Ferraz, e com os demais diretores, Andresa Pedrosa e José Márcio.
Estiveram presentes à solenidade de posse o desembargador José Carlos Malta Marques, promotor Antonio Malta Marques, senador Fernando Farias, deputados estaduais Ronaldo Medeiros, José Wanderley Neto e Remi Calheiros, secretária da Fazenda, Renata dos Santos, secretária de Cultura, Melina Freitas, secretário de Recursos Hídricos, Gino César, os prefeitos Hugo Wanderley e Ziane Costa, reitor da Ufal, Josealdo Tonholo e vice-reitor da Uneal, Anderson de Almeida Barros.
“O professor Edvaldo Nascimento, é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA - onde ocupa a cadeira Nº 30 que tem como patrono o poeta alagoano Jorge de Lima.
Professor Doutor Edvaldo Nascimento sendo homenageado pela Academia de Letras de Paulo Afonso e pela Câmara Municipal de Paulo Afonso e, abaixo, em palestra pela ALPA, no Memorial Chesf Paulo Afonso
É um pesquisador respeitado na área de Educação no Sertão e sobre a vida e a obra do cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia sobre quem escreveu o livro, Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, analisando processos educacionais nos sertões do Nordeste, tema de sua dissertação de Mestrado em Educação Brasileira.
Edvaldo Nascimento é graduado em Pedagogia, tem Especialização em Psicopedagogia e concluiu em 23 de Setembro de 2019, na Universidade Federal de Pernambuco o seu Doutorado em Educação, tendo escolhido com tema de sua tese a Modernização e Educação Escolar no Nordeste Brasileiro: As Escolas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (1949 a 2000).”