De 25 de setembro até o dia 04 de outubro, acontece a maior festa religiosa da cidade: o Novenário de São Francisco de Assis, padroeiro de Paulo Afonso. Durante as nove noites são realizadas: a novena, a exposição de filme sobre a vida de São Francisco no telão, as celebrações religiosas, exposições de arte, campanhas educativas, apresentações musicais de dança e teatro, além de um espaço gastronômico.
Este ano, durante a Festa, será abordado a temática sobre a depressão e o suicídio. A campanha - articulada junto com a DEAM, SEDES, SEDUC e FASETE - refletirá sobre os diversos casos de suicídio que vem ocorrendo em nosso município, com a promoção de palestras, distribuição de materiais informativos e mensagens motivacionais. Haverá um estande com todas as informações sobre o assunto e uma tenda de aconselhamento.
Uma das atrações mais aguardadas pelo público neste ano é a presença já confirmada da cantora católica Adriana Arydes, que se apresentará no dia 29 de setembro (domingo) após a Missa. Com uma voz inconfundível, um carisma singular e canções que têm levado milhares de pessoas em todo o Brasil a uma experiência pessoal com Cristo, Adriana Arydes, é uma das maiores cantoras da música católica no país. São mais de 20 anos de carreira, 11 CDs e 2 DVDs gravados, numa das carreiras mais sólidas da música católica.
No 04 de outubro, dia do santo e feriado municipal, a programação começa com a procissão fluvial, por volta das 8 horas da manhã. A imagem de São Francisco sai da igreja e vai até as margens do rio, na altura chamada de postes – entre o Bairro Centenário e o BNH – onde segue em uma embarcação até a Prainha. O ponto alto é a passagem pela ponte onde muitos lançam flores no santo e no rio. Da Prainha, a imagem do santo se dirige até a igreja onde se conclui a procissão.
A tarde, por volta das 16 horas, sai a procissão percorrendo algumas ruas da cidade e retornando para a Igreja onde acontece a missa de encerramento. Destaca-se nesta caminhada de oração a presença de muitas pessoas vestidas de São Francisco, convite a se copiar os valores de desapego aos bens materiais, amor ao próximo, paz, solidariedade e ecologia que ele semeou.