noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

Aposchesf: 37 anos de caminhada dos que construíram a Chesf que continua sendo a maior empresa do Nordeste!

Publicada em 18/09/22 às 15:17h - 946 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aposchesf: 37 anos de caminhada dos que construíram a Chesf que continua sendo a maior empresa do Nordeste!   Compartilhar a noticia Aposchesf: 37 anos de caminhada dos que construíram a Chesf que continua sendo a maior empresa do Nordeste!   Compartilhar a noticia Aposchesf: 37 anos de caminhada dos que construíram a Chesf que continua sendo a maior empresa do Nordeste!

Link da Notícia:

Aposchesf: 37 anos de caminhada dos que construíram a Chesf que continua sendo a maior empresa do Nordeste!
Foto da capa do site da Aposchesf  (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja, Site Aposchesf, Arq. Aposchesf Paulo Afonso, Site Chesf.com.br)

A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados da Chesf e da Fachesf – Aposchesf – que conhecemos e festejamos hoje, 18 de setembro, pelos seus 37 anos de vida, nasceu em 18 de setembro de 1985 por uma iniciativa de trinta ex-empregados da Chesf, liderados por João Dias Cardoso

Esse pequeno grupo fundou, no Recife, a Associação dos Suplementados da Fachesf – ASF – cujo objetivo era prestar assistência social e jurídica aos aposentados vinculados à Fundação de Assistência e Seguridade Social da CHESF. A sede da Associação era na Rua da Aurora, no Recife. Sua sede era na Rua da Aurora, no Recife.

Com o crescimento do quadro de associados e o aumento das demandas, a entidade ampliou a sua atuação, alterando sua denominação para Aposchesf - Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados da Chesf e da Fachesf. Foi a partir daí que começou a operar de forma articulada com sindicatos, associações e entidades congêneres para defender mais ativamente os interesses dos associados junto à Fachesf – patrocinadores, controladores e fiscalizadores-, privilegiando e participando dos processos eleitorais e da gestão dessa fundação.

Hoje, com mais de 5 mil associados, tem sede própria, há anos, na Rua dos Médicis, em Recife, uma Diretoria Executiva e Diretorias Regionais, distribuídas nos estados do Nordeste, além do município de Paulo Afonso, berço da Chesf e representações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Com situação econômico-financeira autônoma, a renda de manutenção da Aposchesf é obtida através das mensalidades dos associados e de doações.

A Associação oferece assessoria jurídica especializada, em causas referentes a trabalho, previdência e outras questões; promove eventos (palestras, encontros, festividades, viagens) para divulgar e debater temas relevantes e consolidar o associativismo. Mais recentemente, está empenhada em manter entendimentos e firmar convênios com o setor de saúde – clínicas e laboratórios, médicos - para propiciar o acolhimento do associado e seus familiares, como noticiou o site desta instituição (www.aposchesf.com.br).


Quase quatro anos depois, nasce a Aposchesf de Paulo Afonso

O aniversário de 37 anos da criação da Aposchesf nos oferece a oportunidade de levantar a história e a atuação da sua Regional de Paulo Afonso que, em 9 de junho completou 33 anos e é a segunda regional em número de associados, perdendo apenas para a sede, no Recife. A Aposchesf Paulo Afonso está instalada no berço da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e nesse território estão cinco das grandes usinas da Chesf. Com as usinas de Xingó e Itaparica, ligadas ao complexo de Paulo Afonso, estas usinas são responsáveis pela produção de mais de 85% de toda a energia de fonte hidráulica produzida pela Chesf e, nesse caso, todas tendo como combustível as águas do rio São Francisco.

A Aposchesf de Paulo Afonso foi criada pouco menos de quatro anos depois da criação desta Associação no Recife. Nasceu em 9 de junho de 1989 e a sua sede, ocupa o final de um dos primeiros prédios construídos pela Chesf em 1948, para funcionar os seus escritórios, área cedida pelo então Administrador da Chesf em Paulo Afonso, Severino Alves de Oliveira Lima, conhecido como Professor Silva.

Professor Severino Alves de Oliveira Lima

Nesse prédio, a Chesf já havia cedido uma parte para ser (e continua sendo) uma agência do Banco do Brasil e, no mesmo pavilhão, ao lado deste espaço cedido à Aposchesf, já funcionava a Fachesf. Um quarto espaço desse pavilhão foi cedido para ser a sede de Companhia da Polícia Militar do 20º Batalhão de Paulo Afonso.

 

O espaço onde funciona a Aposchesf de Paulo interliga-se com a Praça dos Aposentados, criada pela Prefeitura de Paulo Afonso no seu entorno, lugar utilizado pelos aposentados para jogos, prática de exercícios e lazer. Eu seu interior, salão de jogos, biblioteca, espaço para palestras e área administrativa.

João Dias Cardoso

Maria de Pompéia/diretora   benefícios da Fachesf, Paulo de Tarso/gerente operação da Chesf, José Carlos Aleluia/presidente da Chesf, Marupirajo Oliveira/presidente da Fachesf, Luiz Fernando Motta/diretor engenharia da Chesf e Luiz de Deus/prefeito de Paulo Afonso.

A importância da existência da Aposchesf, também em Paulo Afonso, berço da Chesf, trouxe à cidade, na sua inauguração, em 9/6/1989, o seu fundador, João Dias Cardoso, o presidente da Chesf, José Carlos Aleluia, o Diretor de Construção, Luiz Fernando Motta Nascimento, o Deputado Federal Alcides Modesto Coelho. Também presentes o Administrador da Chesf em Paulo Afonso, Professor Silva e o Prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus e diretores da Aposchesf do Recife.


Grande número de associados compareceu ao evento, a maioria deles pioneiros da Chesf como o Sr. José Vitorino Diniz (pai da radialista Antônio José Diniz, das rádios Cultura AM e FM), que se sentia orgulhoso de ter sido o primeiro operador de Koerings a colocar a primeira carrada de pedras para fechar o rio São Francisco, uma atividade muito trabalhosa naquela época. Cercar o rio, como dizia o pioneiro Miguelzinho orgulhou a todos, de Marcondes Ferraz aos cassacos da obra.

 

O evento contou com a participação da Banda de Música do Colégio Paulo Afonso, então dirigida pelo saudoso Cabo Barbosa e a coroação desse ato foi com uma Missa em Ação de Graças celebrada pelo Bispo D. Mário Zanetta, que havia sido consagrado bispo e assumido a direção da Diocese de Paulo Afonso há pouco menos de um ano antes, em 14 de agosto de 1988.

Leônidas Marinho

Entre os presentes, estava o atual Agente da Fachesf, em Paulo Afonso, Leônidas Marinho que foi o primeiro diretor da Aposchesf de Paulo Afonso quando esta instituição foi aqui criada. Ele narra como tudo aconteceu:

“João Dias Cardoso convidou-me para fundarmos uma representação da Aposchesf em Paulo Afonso, na qual eu seria a pessoa responsável. Aceitei o convite desde que mudasse o nome da Associação para Aposentados da Chesf ao invés de Suplementados pela Fachesf (seria mais justo para abrigar aqueles que não tiveram a sorte de serem suplementados). Sendo aceita a proposta, caímos em campo na busca do local para funcionamento.

Descobrimos que nesse prédio, em frente do prédio da Administração da Chesf, funcionava um depósito de medicamentos do HNAS, cuja sala poderia ser desocupada e cedida para a Aposchesf, inclusive também porque era vizinha da Agência da Fachesf, além de ser central, facilitando o acesso dos aposentados. Japiassu Campos trabalhava comigo, pedi a sua ajuda e, juntamente com o prof. Alfredo do CFPPA, fomos ao Professor Silva, Administrador da Chesf e fizemos o pedido, o qual foi aceito de imediato.”

E, acrescenta Leônidas Marinho: “Para o funcionamento da Aposchesf, conseguimos alguns móveis nos escritórios da Chesf em Paulo Afonso. Foi contratada uma Secretária, Marleide Nunes, que ainda trabalha na Aposchesf e fomos ao Recife para adquirir alguns jogos, gamão, damas, dominó e outros. Ali em Recife, contamos com o apoio pessoal de Sally Sales, diretora administrativa da Aposchesf que nos ajudou, indo ao comércio conosco. Como a Aposchesf não tinha recursos financeiros, o Conselho de Curadores aprovou uma doação de 0,2% da folha dos suplementados de um mês para esta finalidade e outras pequenas despesas.

Fui Diretor Regional da Aposchesf em Paulo Afonso nos seus doze primeiros anos”. 

A Aposchesf em Paulo Afonso está localizada na Rua do Triunfo, 134-A, Bairro Alves de Souza, mas as suas ações se estendem a Jatobá/PE, onde fica a sede da Aposchesf de Itaparica, para apoiar os aposentados e empregados da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, localizada no município de Petrolândia/PE e Xingó, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, onde atende ao aposentados e empregados da Usina Hidrelétrica de Xingó e oferece aos seus associados: Assessoria Jurídica, Lazer, Palestras sobre Saúde e Educação, Ginástica, Integração Social, e Biblioteca, Xadrez e prática em informática, confraternizações, incluindo as tradicionais festas de São João e Final de Ano para mais de 800 associados e familiares.

A Aposchesf, décadas depois. No Recife e em Paulo Afonso

Nessas quase quatro décadas de vida, milhares de pioneiros das usinas de Paulo Afonso e moradores do Recife e em todas as regionais da Chesf, são apenas memórias, quase sempre apenas dos seus familiares. Os heróis sem capa e sem nome que cavaram os túneis nos paredões de granito, que construíram milhares de casas e prédios no então Acampamento da Chesf, inclusive os que construíram, ainda no final da década de 1940, o pavilhão onde a Aposchesf ocupa apenas uma parte, todos estão mortos. E esquecidos. Lamentavelmente.

E, nos últimos anos, os gestores da Aposchesf em Paulo Afonso amanheciam, a cada dia, com a sensação de que não tinham mais o prédio desta Associação, ameaçados que eram de despejo por uma das últimas diretorias da Chesf que desejava, a todo custo, receber esse prédio, na verdade apenas a parte ocupada pela Aposchesf, de volta ao patrimônio da hidrelétrica para colocá-lo à venda e fazer algum caixa para a empresa, ainda estatal. 

Em função dessa pressão permanente, o Vereador Marcondes Francisco dos Santos, hoje vice-prefeito de Paulo Afonso, cujo pai, Sr. Francisco, foi pioneiro chesfiano do Restaurante da Chesf, tomou a si a responsabilidade de sair em defesa dos aposentados de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó e apresentou na Câmara Municipal de Paulo Afonso o Projeto de Lei Nº 20/2019 tornando esse espaço da Aposchesf nesse pavilhão como Patrimônio Histórico Municipal.

Seu PL foi aprovado por unanimidade pelos 15 vereadores de Paulo Afonso na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso do dia 08/04/2019 e no dia 23 de Abril foi sancionado pelo Prefeito Luiz de Deus como Lei Municipal Nº1.405/2019.

Marcondes Francisco, Luiz de Deus e Pedro Macário

Por esse motivo, a Aposchesf de Paulo Afonso homenageou, com placas de Honra ao Mérito, o Prefeito Luiz Barbosa de Deus, o Vereador Marcondes Francisco dos Santos e o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador Pedro Macário Neto na tradicional festa junina da Aposchesf, realizada no Clube Paulo Afonso no dia 10 de junho de 2019.

Em abril de 2020, a Aposchesf elegeu nova diretoria formada pelo Presidente Robson Daniel de Souza, Diretor Financeiro Gilton Correa de Queiroz, Diretor Administrativo, Jessé Barbosa Lira e Diretor Social, Cláudio Jorge Silva de Oliveira que se comprometem, em notas sociais e em conversas com os associados, “fazer uma gestão voltada para os anseios dos associados, trabalhar pelo interesse de cada associado, modernizar e oferecer melhores serviços aos associados e dar o melhor de nós para que o associado fique satisfeito, ao tempo em pedimos que cada associado da Aposchesf apresente propostas que possam enriquecer o trabalho da nossa diretoria, porque somos todos associados”.

 

Nesse sentido, a Diretoria da Aposchesf esteve em Paulo Afonso, e manteve encontro com o diretor regional da Aposchesf, Antonio Bartolomeu, e com o gestor regional da Chesf, Mário Jorge. Na pauta da reunião, foi discutida a negociação da compra do imóvel da Chesf, ocupado pela Aposchesf, conforme divulgou a diretoria em suas redes sociais (Instagram e site da Aposchesf).

Certamente que todos os associados da Aposchesf em todos os lugares, na sede em Recife e em cada uma das suas diretorias regionais esperam mesmo grande empenho para que se sintam, todos esses associados da Aposchesf mais visíveis pelo simples fato de terem sido eles os que criaram a maior empresa do Nordeste.

Antonio Bartolomeu Silva

Também abril de 2020, foi eleito Diretor Regional da Aposchesf em Paulo Afonso o aposentado da Chesf Antonio Bartolomeu Silva, conhecido como Professor Bastos, que há quatro anos vem apoiando o então diretor da Aposchesf, Leônidas Marinho, cuidando da gestão administrativa e financeira da Regional da Aposchesf em Paulo Afonso com jurisdição também em Itaparica e Xingó.

Empossado, o Professor Bastos vem mantendo permanente diálogo com a atual diretoria da Aposchesf e uma das fortes reivindicações é a melhoria do relacionamento entre os aposentados e a Chesf, tanto no que se refere à sede da Aposchesf como a alguns antigos direitos dos aposentados que foram simplesmente ignorados por diretorias anteriores da Chesf como o direito de entrar nas dependências da Chesf em Paulo Afonso, sendo senhores idosos, construtores da grande Chesf barrados na guarita que dá acesso à área das usinas e das cachoeiras de Paulo Afonso, pois a sua carteira de aposentado não tem mais nenhum valor para a Chesf.

Neste dia 18 de setembro, Bastos escreveu no WhatsApp: 

"MINHA APOSCHESF - Hoje, 18 de Setembro foi o dia que te viu nascer. Não vamos esquecer de agradecer e pedir ao Divino Mestre Jesus que continue iluminando a mente e guiando os passos da sua Diretoria Executiva, do seu Conselho Deliberativo e dos seus Diretores Regionais, para que continuem sabendo administrar e principalmente sabendo incentivar seus Associados.

Um fraternal abraço a todos!

Prof. Bastos. Regional Paulo Afonso."

O acesso dos aposentados às áreas da Chesf

Um fato recente, gerou o maior constrangimento entre aposentados da Chesf e se viu ali homens de 70, 80 anos chorando porque não tinham acesso às cachoeiras de Paulo Afonso que ficam dentro da área das usinas da hidrelétrica.

Só depois desse clima constrangedor encontrou-se uma saída mas, os aposentados que quisessem visitar as cachoeiras e aproveitar para rever, mesmo que de longe, as áreas onde trabalharam por dezenas de anos, precisavam se cadastrar em um telefone, agendar dia e hora de visita e, a partir da Guarita do Capuxu, serem guiados por uma viatura com um funcionário da ativa para fazerem esse passeio, com a duração de apenas uma hora...

Apesar das soluções encontradas, foi muito constrangedor.

Há a necessidade de se rever esses conceitos de propriedade sem precisar ferir, magoar pessoas que se doaram por inteiro para construir esta que continua sendo a maior empresa do Nordeste.

Ao que parece, há um aceno nesse sentido.

Ilenildo Macena dos Santos

Recentemente esteve em Paulo Afonso o novo Diretor Administrativo da Chesf, que agora se chama Diretor de Gestão Corporativa, Ilenildo Macena dos Santos, que exerce esse cargo desde outubro de 2021, acompanhado do seu chefe de Gabinete, Fernando Ribeiro, que já foi Administrador Regional da Chesf em Paulo Afonso.

Em sua chegada a Paulo Afonso, o Diretor de Gestão da Chesf, acionou o Gestor Regional em Paulo Afonso, Mário Jorge Cardoso e se dirigiram a Aposchesf onde foram recebidos pelo diretor regional Antônio Bartolomeu e conheceu as instalações da Aposchesf e prometeu estudar o caso do prédio da Aposchesf. Ali também, foi colocado pelo diretor regional a necessidade do reconhecimento da Carteira da Aposchesf e a volta do acesso normal dos aposentados, tantos nas áreas das usinas que eles criaram, como o livre trânsito, identificados por essa carteira, nas guaritas de saída para Alagoas, pela Barragem de Moxotó e Usina Apolônio Sales, e para Salvador, pelas guaritas da Usina Paulo Afonso 4.

É o mínimo que a empresa, agora não mais estatal, poderá fazer para manter o seu nome de redentora do Nordeste e grande apoiadora do desenvolvimento regional e, sobretudo para a valorização da importância desses homens e mulheres que construíram, com muito suor, sangue e muitas vidas esta grande Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, orgulho de todos os que, mesmo aposentados, fazem questão de continuar sendo chesfianos.

Antônio Galdino

www.folhasertaneja.com.br

e jornal Folha Sertaneja)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


MarioTeles

19/09/2022 - 13:46:33

Foi muito bem pensado a ideia da criação desta entidade.Faco parte dela desde sua fundação. Lembro-me das primeiras reuniões com a presença do dinâmico Cardoso.Parabens a todos.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!