noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

Equipe do HGRS realiza desejo de infância de paciente em cuidados paliativos

Publicada em 08/11/22 às 21:39h - 493 visualizações

jornalismo@saude.ba.gov.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia Equipe do HGRS realiza desejo de infância de paciente em cuidados paliativos  Compartilhar a noticia Equipe do HGRS realiza desejo de infância de paciente em cuidados paliativos  Compartilhar a noticia Equipe do HGRS realiza desejo de infância de paciente em cuidados paliativos

Link da Notícia:

Equipe do HGRS realiza desejo de infância de paciente em cuidados paliativos
 (Foto: jornalismo@saude.ba.gov.br)

Internada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) para cuidados paliativos, Neurizete Machado, 49, teve um desejo de infância realizado, na última semana, pela equipe da unidade hospitalar. Moradora do município de Presidente Dutra, a 492 km de Salvador, a paciente sonhava em conhecer o mar.


A iniciativa surgiu após um dos acolhimentos da Comissão de Cuidados Paliativos do HGRS, no qual a paciente compartilhou o desejo que nutria desde a infância de conhecer o mar. Após liberação médica e com o acompanhamento necessário da equipe, Dona Neurizete saiu da enfermaria para o Porto da Barra, onde pôde colocar o pé na areia, tocar a água e contemplar a vista.


“Nessa caminhada, encontramos uma equipe que não mede esforços para acolher tanto o paciente quanto os familiares. Estamos tendo todos os tipos de suporte necessários dessas pessoas que, com tanto empenho, realizaram o sonho de infância de minha mãe. Ela chorou muito ao ver o mar pela primeira vez. Sou grata a Deus por ter nos colocado profissionais que trabalham e estão dando o seu melhor”, relatou Roberta Machado dos Santos, filha de Dona Neurizete.


De acordo com a psicóloga Hulie Luise Rodrigues, da Comissão de Cuidados Paliativos do HGRS, a iniciativa está atrelada ao conceito de Cuidados Paliativos, no qual a atenção não é apenas para o paciente, mas também para a família. “Podemos considerar que o luto é uma questão de saúde pública. A ação de humanização e cuidado na realização de desejo impacta diretamente na elaboração do luto antecipatório e prevenção do luto complicado”, explica.


Após a visita à praia, a equipe observou impactos positivos na paciente, tanto físicos, quanto psicológicos e sociais. Dona Neurizete, que se encontra em um estado delicado devido à evolução da doença que enfrenta, mostrou disposição quando foi conduzida ao local. E, para os familiares, a realização do desejo está relacionada à certeza de que a paciente foi olhada e cuidada plenamente.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!