Há pessoas que chegam ao mundo, enviadas por Deus, para fazer a diferença entre as outras pessoas, espalhar o bem, ser ajudadora, amiga, companheira, princesa ou borralheira, sempre uma presença marcante na vida de quem convive com ela por um tempinho ou por uma vida inteira.
Uma dessas pessoas chama-se Nilza. D. Nilza de seu Manu. Gente fina, tá aí!
No palco, a apresentadora solene parece dizer: Silêncio e reverência para receber a nossa rainha Nilza de Manu. E, em vez de todos que estavam ali, de olhos arregalados, realmente se calarem, todos explodiram em gostosos sorrisos e correram para os braços da mãe, tia, avó, sogra, a bem amada de todos! Nilza de Manu. E era apenas o começo da festa...
Tive a felicidade, assim como tiveram, claro que eles com muito mais intensidade, os seus familiares, de conhecer e conviver, nem que seja só um tantinho com pessoas assim.
Uma delas, esta semana, dia 7 de maio, recebeu de Deus a graça de comemorar no seio da imensa família que criou e educou, os seus 95 anos, celebrando alegremente, amorosamente, intensamente, a VIDA!
Ela se chama Nilza mas para a conhecerem melhor, apresento-lhes Nilza de Manu. Ou a Mãe de João de Manu da Volta do Moxotó ou João Gomes, chamado de Dão, na família, prefeito de Jatobá por três vezes. E de José Gomes, o Dezinho que, aliás é o primogênito. De Manoel Gomes, o Gominho que, quando cresceu, criou asas e vive voando como coronel das Força Aérea Brasileira...
Mas, seu Manu e Nilza acharam que a prole estava pequena e chegou o Nilson, chamado Nilsinho, veio o “Neildson que virou Ney” “e o Roberto que virou Beto” e pra o time ficar completo mesmo vieram as flores Sônia, a Soninha e a Ângela. Este é apenas um pedaço da história de uma família, contada pelo poeta Climério Lima em um cordel cheio de novidades...
E como dizem também outros poetas, lá pra frente da caminhada de Manu e Nilza, os meninos e meninas cresceram, se transformaram em homens e mulheres trabalhadores, responsáveis e, de repente, quando perceberam, num piscar de olhos, uma estava namorando e casando, e outro também e mais outros e a família de quem era o sozinho Manoel Gomes, o Manu, cresceu tanto que hoje é uma multidão, de filhos e noras e genros e netos, bisnetos que se reuniram na roça de Dão, em Jatobá para comemorar festivamente os 95 anos de D. Nilza, sempre sorrido para tantas bênçãos que Deus lhe deu ao longo da vida.
Seu companheiro Manu, cumprida a sua missão por aqui, foi campear nas paisagens celestiais e D. Nilza, tão aparentemente frágil não chega para tanto abraço e carinho.
D. Nilza e seu Manu foram nossos vizinhos, do Professor Galdino e de D. Lourdes, e não temos outra palavra para dizer que não seja GRATIDÃO, pelos ensinamentos, pelo apoio, pela convivência tão boa por um tanto de anos.
Deve ter sido assim como outros que tiveram o privilégio de conviver com esse povo tão abençoado. Como os vizinhos da sua mocidade lá pras bandas de Brejinho ou na sua festa de casamento na Igreja de Tacaratu, com a noiva Nilza chegando a cavalo, “Com cela firme e bom laço. / E a linda noiva cruzou / A caatinga em disparada / E o noivo a esperava / com o padre no altar” como diz o poeta Climério Lima.
A partir dessa cavalgada pelas terras caatingueiras dos sertões nordestinos e a da união desse casal sob as bênçãos da padroeira de Tacaratu/PE, até os dias de hoje, os idos de maio de 2023, novos e muitos habitantes da terra cresceram e multiplicaram-se, como está nas Escrituras Sagradas.
No dia dos seus 95 anos de caminhada por estas terras sertanejas, chegaram os filhos, aviador, contabilista, empresário, professora e tantos outros profissionais que espalham conhecimento e sabedoria, a melhor herança deixada por seu Manu e apreendida diariamente com a nonagenária Nilza de Brejinho e de Manu, todos estavam lá, trocando abraços e sorrisos vendo filhos e netos compartilhando com esse encontro maravilhoso e ouvindo a bela voz da filha Ângela que, desde menininha ainda, arrancava aplausos demorados no palco do Coliseu Show que eu apresentei, com Nilson Brandão, nas últimas décadas do século passado, no Cine Coliseu onde hoje é uma grande igreja evangélica.
Que boas lembranças! Que alegria e emoção ver Deus honrando essa mulher com a bênção da longevidade! 95 anos de sabedoria!
Para que essa alegria também contagie outras muitas pessoas, resolvi compartilhar algumas fotos e um vídeo com a ciranda, onde todos, filhos, netos, bisnetos, noras, genros, giram à sua volta, como rainha, meiga, simples, mãe que nasceu, também pela providência divina, bem pertinho do Dia das Mães!
Parabéns D. Nilza de Manu! Que Deus continue dando-se a maior de todas as bênçãos: o amor de todos e ainda, por acréscimo, a bênção da longevidade com saúde, amor e a paz e renove continuadamente a sua fé, para continuar celebrando a VIDA, nosso dom maior!
Parabéns! Feliz aniversário de 95 anos, Nilza de Manu!
Com um forte abraço de Lourdinha e Galdino e de muitos dos leitores desse site!
Muito amor ela plantou e colhe! Feliz aniversário pra vovó Nilza
Amigo Galdino,de coração quero agradecer suas considerações para com a minha mãe e toda família,foi realmente mais um dia feliz para todos nós,receba junto a sua amada nosso fraternal abraço.
Minha gente eu realmente fiquei surpresa e muito emocionada com a matéria na Folha Sertaneja de Galdino! Voltei no tempo, relembrei de quando nós éramos vizinhos e o quanto ele era bacana com os grandes e os pequenos como eu…entendi e senti o grande afeto e gratidão que ele e Lourdinha tem por nós e principalmente por Mamãe e Paisinho. Como é bom quando plantamos bons sentimentos no coração dos outros! Mamãe só recebendo os frutos que ela colheu ♥️
AOS LEITORES DO SITE:Os números que aparecem dentro dos textos dos comentários, são emogis, figurinhas, que o site não reproduz e fica sempre muito estranho isso. Peço desculpas a todos.Outra coisa é sobre o envio de comentários em qualquer matéria do site: É necessário bastante atenção para a reprodução fiel dos caracteres antes de enviar o comentário. Por segurança, sugerimos que salve o texto que será enviado. No caso de não na primeira vez, ao tentar enviar novamente já está com o texto pronto. Reconheço que esses caracteres são realmente chatos. Mas não posso mudar. Professor Galdino - editor do site.
Parabéns família maravilhosa!Parabéns como te chamava ai de vó Nilza feliz aniversário 🥳🥳🥳🎊🎊 minha Rainha 👑 guerreira, seu " valor para mim excede de muitas joias 💎 " és muito especial para mim!que as bênçãos de nosso Senhor sempre te ajude em tudo. Saudade 😪 te amo minha querida!Parabéns feliz aniversário 🍰🥮🍕🥞🎂
Foi um momento único de muito amor envolvido por essa família que é tudo p nossas vidas, vovó é AMOR, nos sentimentos privilegiados de fazer parte dessa linda familia…gratidão a vovó Nilza por essa essa vo, mãe, bisa iluminada❤️
Foi tudo lindo.Uma honra ser neta dessa pessoa tão iluminada.Parabéns Vovó.Obrigada por tudo.💋💋💋