noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Celebrando a VIDA

Luiz Fernando Motta Nascimento, 85 anos, celebrando a Vida!

Ele é um dos quatro octogenários da ALPA

Publicada em 02/08/24 às 15:53h - 338 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Luiz Fernando Motta Nascimento, 85 anos, celebrando a Vida!  Compartilhar a noticia Luiz Fernando Motta Nascimento, 85 anos, celebrando a Vida!  Compartilhar a noticia Luiz Fernando Motta Nascimento, 85 anos, celebrando a Vida!

Link da Notícia:

Luiz Fernando Motta Nascimento, 85 anos, celebrando a Vida!
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Quando a pessoa nascia nesses sertões nordestinos, especialmente na década de 1930, 1940, a expectativa de vida desses sertanejinhos era muito baixa. A expectativa de serem bem sucedidos na vida, de terem estudos avançados, de virem a ter algum destaque em grandes empresas ou serem políticos brilhantes do Brasil, talvez não fosse sequer um sonho distante para seus pais e familiares.

Alguns, confirmando o que já dissera Euclides da Cunha em Os Sertões, que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte", têm ido longe. Na idade e no que nos deixa de legado... Na Academia de Letras de Paulo Afonso, temos, por enquanto, quatro desses sertanejos octogenários, vencedores...

Quantos nordestinos, nascidos assim, no anonimato das caatingas sertanejas, na maturidade e já com muito tempo na chamada terceira idade, continuam brilhantes profissionais e políticos e, como tal muito contribuíram para o desenvolvimento de sua/nossa região Nordeste. No livro que estou preparando, chamado – Paulo Afonso – Personagens da nossa história, falo sobre alguns desses nordestinos e outros brasileiros, que contribuíram para que aqui estivéssemos, em frente a um computador, num ambiente iluminado escrevendo, contando uma história.

Dentre estes, por quem tenho grande admiração e respeito e com quem sempre se aprende muita coisa boa, está um senhorzinho que no dia 30 de julho registrou mais uma vitória em sua caminhada: celebrar os 85 anos de vida intensa e continuar ativo, atuante, sendo muito útil à preservação da história e da memória de Paulo Afonso, do Nordeste brasileiro.

Seu nome é Luiz Fernando Motta Nascimento, nascido em Serrinha/BA em 30 de julho de 1939, filho de Alfredo Hermínio Nascimen­to (Mestre Alfredo) e Maria Silvina Motta.

Antes de completar 7 anos de idade, em maio de 1946, Luiz Fernando acompanhou o seu pai, o Mestre Alfredo, eletricista renomado, que veio trabalhar na construção da Usina Piloto no lugarejo de Forquilha atual Cidade de Paulo Afonso/BA e foi, com o irmão Hélio, estudante de uma escola improvisada onde hoje é o Clube Operário de Paulo Afonso, sendo aluno do professor Júlio Valentim, naquele ano de 1946. Depois, voltou para Serrinha, mas, em 1949, Mestre Alfredo começou a trabalhar na Chesf e Luiz Fernando voltou para Forquilha e fez o curso pri­mário na Escola Adozindo Magalhães de Oliveira e o Curso de Admissão e o Curso Ginasial no GPA - Ginásio Paulo Afonso.

Fez o Curso Científico no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. e voltou para Paulo Afonso, trabalhan­do na Chesf, nos serviços eventuais. Estudou Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da Bahia da Uni­versidade Federal da Bahia - UFBA e se transferiu para a Escola de Engenharia de Recife da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e ali começou a trabalhar na Chesf, como estagiário. Depois de formado chefiou vários departamentos da Chesf até assumir a Diretoria de Suprimento e depois a Diretoria de Construção da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a maior empresa do Nordeste.

Luiz Fernando, o primeiro à direita, nos tempos do Ginásio Paulo Afonso - GPA

Os anos de estudo em Paulo Afonso, no seu inesquecível Ginásio Paulo Afonso – GPA, que ele sempre considerou a grande base para a sua formação, deixou marcas fortes em sua vida. Sempre que podia, dava um jeito de estar por aqui ou de dar a sua contribuição para o bem deste município que o acolheu e à sua família quando ainda era Forquilha.

Quando eu estava na Assessoria de Comunicação da Administração da Chesf, na gestão da Dra. Diana Suassuna, localizei, quase descartado, um acervo de mais de 35 mil fotografias históricas da Chesf que, por minha proposta, foram recolhidas e guardadas em uma sala do Memorial Chesf de Paulo Afonso, cuja construção foi iniciada naquela gestão de Dra. Diana. Assumi a coordenação do Memorial Chesf e em contatos com o Dr. Luiz Fernando, então Diretor de Suprimento da Chesf, ele assumiu a responsabilidade de organizar esse riquíssimo acervo fotográfico. E ainda hoje, aos 85 anos de idade, continua ajudando a identificar personagens e eventos nas fotos desses primeiros tempos da hidrelétrica do São Francisco.

Luiz Fernando na Assembleia Legislativa da Bahia -ALBA

Ao longo de sua vida de aposentado chesfiano, nunca parou. Foi Subsecretário do Planejamento de Salvador, no período de abril de 1998 a dezembro de 2004. Palestrante e continua escrevendo sobre a região sendo um dos mais respeitados consultores da Memória da Eletricidade.

Defendeu doutorado na Alemanha sobre Estudo da degradação de pá­ra-raios sem centelhadores à base de óxido de zinco e tem artigo publicado na Revista Italiana de Energia (Milão - Itália) sobre Pára-raios de Óxido de Zinco em conjunto com especialistas italianos do CESI – Centro Elettrotec­nico Sperimentale Italiano – Giacinto Motta.

Publicou o livro Paulo Afonso: Luz e Força Movendo o Nordeste e o E-book Disjuntor de Alta Tensão (pela Livraria Saraiva) e participou da edi­ção dos livros: CHESF: 35 Anos de História (Recife); História da Energia Elétrica na Bahia (Salvador); Paulo Afonso I: Imagens de uma epopeia (RJ); e Memória Viva – Energia Elétrica (SP).

Em 8 de dezembro de 1998, a Câmara Municipal de Paulo Afonso aprovou por unanimidade o título de Cidadão de Paulo Afonso para Luiz Fernando Motta Nascimento, proposto pelo Projeto de Decreto Legislativo Nº 09/98, do vereador Paulo Lopis da Silva.

No início do ano de 2020, quando estava no 2º ano do segundo mandato de presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA, propus a essa Academia o nome de Luiz Fernando Motta Nascimento para ser um dos membros correspondentes da ALPA, o que foi aprovado por unanimidade.

Em 13 de março de 2020, no último evento antes da pandemia realizado no Memorial Chesf de Paulo Afonso, a ALPA realizou um evento marcante onde homenageou, in memoriam o primeiro presidente da Chesf, Antônio José Alves de Souza, representado pelo seu neto, Luiz Cláudio Alves de Souza e sua esposa Ilma.

Nesse evento, Luiz Fernando Motta Nascimento fez uma brilhante palestra sobre a Chesf que completava, no dia 15/3, 72 anos de sua criação.

Também nesse momento áureo, a ALPA recebeu solenemente em seu quadro de membros o cidadão de Paulo Afonso, Luiz Fernando Motta Nascimento como seu membro correspondente, Cadeira Nº 37, cujo patrono é o poeta paraibano, Augusto dos Anjos, sendo saudado pelo acadêmico pauloafonsino, Professor Doutor Edvaldo Nascimento.

É, portanto, com grande alegria que homenageamos este cidadão, pela sua excepcional contribuição que deu para o desenvolvimento desta região, homenagem do Jornal Folha Sertaneja, do site www.folhasertaneja.com.br, certamente dos demais membros da ALPA, hoje presidida pelo Dr. Isac de Oliveira e deste humilde admirador e eterno aprendiz.

Parabéns Luiz Fernando Motta Nascimento por celebrar a vida tão intensamente, aos 85 anos de idade. Que haja muita saúde para muitos anos de caminhada por estas terras sertanejas.

Antônio Galdino da Silva

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Paula Rubens

07/08/2024 - 07:38:43

Gratidão a Fernando Motta,por compartilha conosco suas memórias e conhecimentos, tão essenciais para a difusão da história de nossa região. Que Deus lhe conceda muitos anos de vida ativa e feliz!


Luiz Fernando Motta Nascimento

03/08/2024 - 09:43:46

Mestre Galdino. Muito obrigado pela homenagem.


Socorro Mendonça

02/08/2024 - 20:05:57

Merecida homenagem à esses ilustre imortal da ALPA. Que a caminhada siga cheia de sucessos e paz espiritual.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!