Sebastião Leandro de Moraes, Celebrando a Vida aos 83 anos
Por Antônio Galdino da Silva
Os cientistas, pesquisadores da América, da Europa deixaram aqueles que já passaram dos 70 anos bem mais felizes. Eles asseguram que, depois dessa idade, os hemisféricos cerebrais trabalham em perfeita harmonia e isso possibilita que os idosos, tão discriminados por muitos mais jovens, desenvolvam habilidades especiais, principalmente na área da cultura, produzir livros, crônicas, poesias e serem muito mais criativos nesses anos de vida.
Na Academia de Letras de Paulo Afonso, cerca da metade dos seus 40 membros, são pessoas já considerados idosos, pela legislação brasileira e entre estes, muitos de 70 anos ou mais e outros com mais de 80 anos que continuam muito ativos.
Entre estes octogenários estão Luiz Fernando Motta Nascimento que, em Julho de 2024, completou 85 anos, Ivus Leal que também em Julho de 2024 completou 84 anos, Roberto Ricardo que completou 82 anos em abril de 2024 e Sebastião Leandro do Morais, que é Membro Honorário da ALPA e completou neste dia 3 de janeiro de 2025, 82 anos de vida, sempre muito intensa.
Assim, no dia em que concluímos a edição do Jornal Folha Sertaneja, de Dezembro/2024, neste dia 3 de janeiro de 2025, também nos alegramos com o conterrâneo Sebastião Leandro de Morais, que celebra mais um ano de vida e chega, atuante, trabalhando muito, aos 82 anos de idade.
Ele nasceu em Monteiro/PB, filho do Sr. José Leandro de Moraes, conhecido como Zé Paizinho, e Dercília Cordeiro de Morais, e a família chegou em Paulo Afonso, atraídos, como milhares de outros sertanejos, na efervescência dos trabalhos da Chesf que construía a sua primeira Usina Hidrelétrica.
Por aqui, o Sr. Zé Paizinho montou uma padaria e desde rapazola vai Sebastião, pelas ruas da Chesf e da Vila Poty vendendo pães com um balaio na cabeça.
Em outro tempo, quando a Chesf instalou vários chafarizes para atender aos moradores da Vila Poty, lá vai Sebastião trabalhando, transportando regularmente água do Chafariz da Praça Bráulio Gomes, para abastecer a Sorveteria Sergipana, do Mestre Brito, que funcionava onde hoje é a Casa da Cultura de Paulo Afonso.
Trabalhar, trabalhar, sempre foi o verbo conjugado por Sebastião Leandro de Morais que foi também um eficiente e responsável carteiro dos Correios de Paulo Afonso.
Mais adiante, em família, se organizou para transportar areia e pedra para atender às necessidades da Chesf e também muito ajudou Dom Mário Zaneta em seus projetos sociais.
Passou a vender rações para aves e construiu uma pequena mercearia que foi crescendo, crescendo e hoje é a SUPRAVE, um grande supermercado, conhecido como Supermercado da Família e ele e membros de sua família têm empreendido em Paulo Afonso e gerado mais de quinhentos empregos.
Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento deste município, que ele viu nascer ainda como Escoteiro do Grupo Rui Barbosa, dirigido por Abel Barbosa, a Câmara Municipal lhe outorgou o título de Cidadão de Paulo Afonso, por iniciativa do Vereador Edson Oliveira, Dinho, aprovado por unanimidade na Sessão 1.459, de 1º de setembro de 2006.
Para chegar a esse estágio ele exercita diariamente a humildade, a simplicidade. Vive sem ostentação e tem grande prazer de conviver com escritores, poetas, repentistas tendo sido, por muitos anos, apoiador anônimo de instituições culturais e de pessoas talentosas.
É fácil encontra-lo nos eventos culturais, festivais de literatura, realizados pela rede escolar do município
Gosta de ouvir os repentistas e quando o poetinha Rafael Neto, neto de Antônio Romão, o Poeta de Cristo, despontou com grande poeta, repentista, foi Sebastião que lhe deu a primeira viola, e quase ninguém sabia disso.
Em entrevista concedida ao Professor Francisco Nery, para o Jornal Folha Sertaneja, ele contou um pouco de sua história, também contada pelo poeta/repentista Rafael Neto em um folheto de cordel.
E sentiu-se bem, quando foi convidado para conduzir a Tocha Olímpica em Paulo Afonso no ano das Olimpíados do Rio de Janeiro.
Sebastião Leandro, pelos Supermercados Suprave, recebeu o Troféu Destaque do Sertão em todos os alunos da realização desse grande evento, desde a sua primeira edição, há 26 anos atrás.
Embora os Supermercados Suprave não seja uma livraria, ele destinou espaços para vender os livros de autores de Paulo Afonso e faz ainda publicidade dessas publicações no serviço de som interno da Suprave.
Muito amigo de Abel Barbosa, o pioneiro da emancipação política de Paulo Afonso, escreveu o texto de abertura do livro ABEL BARBOSA – o inventor de Paulo Afonso, do Professor Antônio Galdino da Silva.
Sebastião Leandro tem sido citado constantemente por escritores e produtores culturais como apoiador das artes, especialmente da literatura.
Frequentemente tem aberto os Supermercados Suprave para o lançamento, exposição e venda de livros, revistas, em apoio a muitos escritores pauloafonsinos, vários deles membros da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, onde ele também foi recebido, em Dezembro de 2017, como Membro Honorário, imortal da ALPA, como homenagem e em reconhecimento pelo seu trabalho em benefício da cultura em geral e da cultura literária especialmente, em Paulo Afonso.
Tem apoiado o Jornal Folha Sertaneja desde o seu primeiro número, lançado em 18 de fevereiro de 2004, no CPAZINHO. Ele estava lá.
Nesse dia 3 de janeiro de 2025, nós que fazemos o site www.folhasertaneja.com.br e o Jornal Folha Sertaneja deixamos o nosso grande abraço e votos que Deus o proteja e conduza os seus passos, com saúde e paz, por muitos anos.
Parabéns, Sebastião Leandro de Morais, no seu aniversário!
Obrigada imortal Antônio Galdino e JORNAL FOLHA SERTANEJA, pela excelente homenagem feita à esse ser humano ímpar da nossa Paulo Afonso, o também alpeano SEBASTIÃO .Conheci toda trajetória deste guerreiro , a quem rendo minha homenagem pela passagem do seu aniversário. Vida longa meu amigo! Saúde e sucessos merecidos.
Reservas morais como o colega de ALPA Sebastião justificam a implantação da Praça dos Pioneiros na entrada da cidade.