Professora Jocelina Campos celebrando a vida, agradece a Deus e aos seus amigos e familiares
Antônio Galdino
Hoje, 18 de fevereiro de 2025, dia do aniversário de 21 anos do Jornal Folha Sertaneja é também o dia em que a Professora Jocelina Campos, celebra mais um ano de vída.
Essa baiana, Jocelina Campos de Souza, conhecida como Professora Jocelina do Colégio Carlina, que nasceu em Barra do Tarrachil, Distrito de Chorrochó-BA., em 18 de fevereiro de 1955, filha de José Campos de Souza e de Celecina Alexandrina de Souza, fincou suas raízes nestas terras pauloafonsinas em 1972, e toda a sua vida foi dedicada a serviço da Educação e hoje, celebra mais um aniversário!
Professora Jocelina vem de uma família grande e amorosa de 9 irmãos. Chegou a Paulo Afonso-BA, cidade que a acolheu com carinho em 1972, há mais de 50 anos. Aqui constituiu uma geração de 03 filhos, 07 netos e 04 bisnetos.
Quando chegou a Paulo Afonso era recém formada no Magistério e começou a sua história a serviço da Educação na escola pública como professora da rede municipal. Com empenho, dedicação, amor e compromisso com a Educação, atuou durante anos como diretora da Escola Municipal São Vicente de Paula, do Bairro Centenário, hoje Escola Higino Sá.
Pelo seu exitoso trabalho ali, o prefeito Luiz de Deus, no último ano do seu primeiro mandato (1992), ao conseguir do Governo do Estado da Bahia a criação de mais um Colégio Estadual em Paulo Afonso para absorver grande número de estudantes, convidou para ser a diretora desta unidade de ensino a Professora Jocelina Campos e sob sua direção nasceu o Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus, nome sugerido por ela em homenagem à mãe de Luiz de Deus e Paulo de Deus, falecida há anos.
Durante muitos anos a Professora Jocelina Campos viveu uma intensa história de amor com o Colégio Carlina Barbosa de Deus. E tudo começou em 18 de maio de 1992. Foi um encontro e união de pessoas protagonistas de um projeto educacional diferenciado que buscava uma formação ampla e de qualidade para os filhos de nossa Paulo Afonso, com grande compromisso com a Educação Pública Estadual da Bahia.
Lembro que dava aulas no CIEPA quando fui transferido para o Colégio Carlina para ajudar a organizar essa nova unidade de ensino estadual em Paulo Afonso e ali dar aulas, ao lado da Professora Jocelina, sua diretora, e de Salete Santos, Rita Campos, Manuel José, (de saudosa memória), Rita de Cássia, Zélia, Cícero Santos, a saudosa Arinete Duque, Auxiliadora Ferreira, Professor Genaro, Gildete Siqueira, pioneiros em ação, primeiro nas instalações do antigo Colégio Sete, na Rua Riachuelo e depois, quando a Chesf transferiu a antiga Escola Murilo Braga para a Prefeitura e dali para o Estado da Bahia, corremos para levar para ali os alunos do Colégio Carlina que já chegavam a 3 mil.
Os últimos anos de atividade da Professora Jocelina Campos foram dedicados a este Colégio e, sob sua liderança, nos desfiles cívicos, nos festivais de dança no CPA, nas grandes festas de formatura, o Carlina ganhou o nome que ostenta e que é mantido em evidência pelo seu atual diretor, Professor Ronilson (Tita).
Hoje, a Professora Jocelina Campos recebeu mil abraços de familiares e amigos, de ex-alunos e foi à missa, como católica praticante que sempre foi, agradecer a Deus pela idade nova, pelos muitos anos de vida que Deus lhe deu.
Lembrando dos muitos anos de bênçãos em sua vida ela disse certa vez que "Ter participado dessa história me traz a oportunidade de ter aprendido a conviver, a ceder, a defender os nossos princípios, a rir e a chorar. É saber que não fiquei paralisada no tempo e sim fiz a minha parte como cidadã, a minha lição de casa, em vez de cruzar os braços, imobilizados, enquanto o mundo se transformava".
Pela sua dedicação à Educação durante toda a sua vida que hoje chega aos 70 anos, a Câmara Municipal de Paulo Afonso lhe concedeu, no ano de 2002, o Título de Cidadã Pauloafonsina, merecidamente para quem ama essa terra de todo o coração e que a adotou como filha amada.
O Professor Genaro, dos tempos do Colégio Carlina falou sobre a amiga e colega professora: “Falar da Professora Jocelina não é tão difícil; lembro logo de educação, compromisso, responsabilidade e amor pelo exercício do magistério. As recordações são muitas e muito boas do Colégio Carlina. Ali comecei a minha trajetória profissional e Jocelina tem um papel preponderante na minha carreira. Que bom vê-la feliz e sorridente. Feliz aniversário, minha amiga! Professor Genaro Oliveira.”
Jocelina, irmã da professora Rita, amiga e colega dos tempos do Ciepa. Rita fez um bom trabalho no Ciepa e depois se tornou prefeita. Parabéns a Rita.