O escritor e palestrante Edson Mendes da Escola de Negócios, Artes e Ofícios, em parceria com a ALPA, realiza Seminário em Paulo Afonso
O Professor Edson Mendes, membro correspondente da ALPA, morador do Recife, com um rico currículo acadêmico e de trabalho, tendo-se aposentado depois de exercer a chefia da Superintendência do Banco Brasil em duas regiões brasileiras, ocupa o seu tempo preparando e realizando palestras e seminários, compartilhando o seu vasto conhecimento com segmentos da sociedade.
Através de sua Escola de Negócios, Artes e Ofícios e com a assessoria da advogada Perpétua Araújo, sua esposa, que também registrou o evento em fotos e em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso, organizou e realizou em Paulo Afonso o Seminário Aprendendo a Pensar de que participaram 12 pessoas (esse o formato desse tipo de treinamento), todos fazendo muitos elogios à metodologia desenvolvida que envolveu todos os participantes.
O evento aconteceu em Paulo Afonso e todos fizeram suas inscrições online com bastante antecedência. Foi realizado em ampla sala de reuniões da Câmara Municipal de Paulo Afonso, no 1º andar, e teve a organização impecável da Secretária Geral da ALPA Gorette Moreira, conforme depoimento de Socorro Mendonça, vice-presidente da ALPA e também participante desse Seminário “que nos enriqueceu muito. Todos bebemos na sabedoria do nosso confrade Edson Mendes”, disse a vice-presidente da ALPA.
O presidente da ALPA, Isac de Oliveira não participou porque cedeu a sua vaga ao decano da ALPA, Professor Roberto Ricardo que, no período da inscrição estava em viagem, mas, caminhando para os 83 anos de vida, demonstrou todo o desejo de participar.
Da ALPA se inscreveram, além do presidente Isac de Oliveira, o Professor Roberto Ricardo, a Secretária Geral, Gorette Moreira, a vice-presidente Socorro Mendonça e ainda os membros Francisco Nery, Jovelina Ramalho, Socorro Araújo, Marcos Antônio e Jorge Henrique. Destes, justificaram suas ausências o presidente Isac de Oliveira, Socorro Araújo, que é coordenadora de ensino em uma das escolas da rede municipal, pelas atividades na escola referente à Semana da Criança, Marcos Antônio, que mora em Santa Brígida/BA e Jorge Henrique, por necessidade de viagem urgente a serviço.
Foram também participantes desse primeiro Seminário, nesse formato, Luciano Jr - Sec do Estado de Alagoas e escritor, Marcos Mota, professor e advogado, Marcos Vinícius, professor e mestre em Ciências Ambientais e César Gomes, professor e coordenador da Infraero, o Poeta Tony de Jatobá e o casal Moacir Oliveira e sua esposa Iara, amigos de longa data do palestrante e por ele convidados para esse evento.
Complementando o que disse a vice-presidente da ALPA, membro fundadora desta Academia de Letras, pedagoga, professora, poetisa e escritora Socorro Mendonça para quem “O Seminário foi riquíssimo em conteúdo, participação do grupo. Nosso confrade Edson Mendes, muito seguro, nos incluiu e nos levou a participar do início ao final”, Moacir e Iara, a pedido do Jornal Folha Sertaneja e deste site, deram o seguinte depoimento sobre este evento:
"Convidados que fomos pelo Palestrante Edson Mendes, a participar do Seminário Aprendendo a Pensar, nos sentimos lisonjeados em desfrutar do evento, haja vista que conhecemos por demais a capacidade intelectual, pedagógica e filosófica do palestrante. Nos reunimos em uma sala da Câmara de Vereadores e Ficamos, eu e Iara, entusiasmados com as apresentações individuais de cada participante, todos eles/elas, providos de alta capacitação".
"O enfoque principal tratava da Ética, mas com o desenrolar das atividades, foram abordados vários temas: Moral, Política, Liderança e sempre com uma discussão objetiva, sem que em momento algum houvesse um entrevero".
"Ao final do Seminário foi exibido um filme (que já tinha assistido) e que retrata significativamente vários aspectos discutidos amplamente, tais como a Ética, Moral, Preconceito, a Mentira/Verdade, o Bem/Mal, a Justiça, entre outros. Em nossa opinião, exaltamos a facilidade do Palestrante em conduzir o Seminário, deixando que todos participantes se sentissem à vontade para expressar seus pensamentos ou ponto de vista."
No primeiro trimestre do próximo ano o Jornal Folha Sertaneja, nos seus 21 anos de vida, assim como criou o evento Bienal do Livro de Paulo Afonso e agora com a participação da Escola de Negócios, Artes e Ofícios, a ALPA, o IGH e instituições públicas e privadas de Paulo Afonso estará iniciando uma série de palestras e seminários sobre Educação, destinado a professores, coordenadores de ensino, diretores de escolas e outros temas regionais destinados ao público em geral tais como Desenvolvimento Regional, o rio São Francisco, a Caatinga, Sítios Rupestres, o Raso da Catarina, o ciclo do Cangaço e sua presença em Paulo Afonso, Turismo Local e Regional e outros que serão organizados pelo Jornal Folha Sertaneja e parceiros e realizados ao longo do ano de 2025.
Simplesmente extraordinária essa palestra: Aprendendo a pensar.parabens Antônio Galdino e a amiga Socorro que deu me a oportunidade de viajar um pouco por essas sendas. Grata
Parabéns imortal Antônio Galdino, bem como ao jornal FOLHA SERTANEJA, pela excelente matéria divulgada. O Seminário cujo tema APRENDENDO A PENSAR foi ministrado pelo imortal e mestre Edson Mendes, eu avalio com uma palavra - EXCELENTE!