A Decolar, que é uma empresa de viagens líder na América Latina e há 22 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia. Ela enviou para o site www.folhasertaneja.com.br esta reportagem que destaca as tendências do turismo para o ano de 2022, nesses tempos ainda de pandemia.
Como se pode ver, a experiência de uma grande empresa como esta, chama a atenção para a preferência dos visitantes por regiões que permitam maior contato com a natureza, o que é o caso de Paulo Afonso e de vários municípios da região dos Lagos do rio São Francisco.
Naturalmente que, para agradar o cada dia mais exigente visitante, é necessário que estas regiões, como as citadas na reportagem estejam preparadas para receber bem estes visitantes. Daí a necessidade dos gestores e empresários dedicarem sua atenção e trabalho para isso.
A propósito, têm perguntado que fim levou a Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco, criada com muito esforço e trabalho, apoio da Bahiatursa, reunindo os municípios de Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré e Santa Brígida em 2009 tendo Paulo Afonso com sede do Conselho Regional de Turismo desta Zona Turística da Bahia.
Este será assunto de outra matéria que estará no site em breve e também no Jornal Folha Sertaneja online, no final deste mês de Janeiro. (Antônio Galdino – jornal Folha Sertaneja)
Vamos à reportagem recebida da Decolar:
Decolar apresenta tendências do turismo para 2022
Companhia também mostra que destinos que permitem contato com a natureza são os mais procurados pelos brasileiros para viagens no primeiro semestre.
Devido à pandemia, o ano de 2021 foi marcado pela transformação e necessidade de adaptação a uma nova realidade em diversos setores do mundo, inclusive no turismo. Todos tiveram de se adaptar aos protocolos de biossegurança e aos novos hábitos sociais, principalmente na hora de viajar.
No Brasil, o turismo é um dos principais setores da economia e permite impulsionar a geração de emprego e investimento ao longo dos anos. Pensando nisso, a Decolar – empresa líder de viagens na América Latina – apresenta algumas tendências para o setor neste ano de 2022.
.Trabalho remoto durante a viagem. A pandemia mudou paradigmas no ambiente de trabalho. O número de horas dentro de um escritório deixou de ser um indicador de produtividade. Empresas e profissionais viram que é possível ser eficiente em casa, e agora esse hábito passou a fazer parte da vida de muitos viajantes que unem lazer e trabalho.
“Notamos novos perfis de viajantes e novas tendências. Uma tendência que veio para ficar é o anywhere office, que permite uma frequência maior nas viagens de lazer, dado que as pessoas podem trabalhar em lugares distintos”, destaca Tiago Lopes, diretor de sourcing da Decolar. "Existe também o turista que antes viajava para o exterior e que, em função da pandemia, está preferindo descobrir novas experiências pelo Brasil, como gastronomia, aventura, turismo rural", lembra Tiago Lopes. Ele lembra também que alguns viajantes seguem optando por destinos próximos, até 3 horas de carro, aumentando a frequência de viagens mais curtas.
O setor hoteleiro se preparou para o anywhere office, proporcionando tranquilidade para o trabalho e lazer para os momentos livres. Em muitos hotéis, áreas sociais mais amigáveis foram organizadas para trabalhar, com espaços discretos adequados para videoconferências. Também é oferecido um melhor serviço de wi-fi, que abrange não só o lobby do hotel, mas também outras áreas comuns, como piscinas e até parte da praia. Há hotéis que oferecem estações de trabalho e também serviço de room office, que transforma o quarto em um escritório. A Decolar tem opções de hospedagens que seguem os protocolos e tarifas flexíveis, caso o cliente precise alterar a data.
- Destinos de contato com a natureza são cada vez mais desejados. Hoje, mais do que nunca, os viajantes querem desfrutar do contato com a natureza, o que tornou os destinos que proporcionam isso protagonistas na retomada do turismo. Levantamento da Decolar mostra que Maceió, Porto Seguro, Natal, Porto de Galinhas e Ilhabela são os destinos mais procurados para hospedagem no primeiro semestre deste ano.
- Aluguel de carro: conforto e privacidade. As novas dinâmicas sociais que se originaram da pandemia levaram os brasileiros a valorizar alguns fatores, como segurança e privacidade na hora de viajar. Embora o aluguel de carros já seja algo consolidado em viagens internacionais, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, aumentou o interesse pelo aluguel de carros em destinos nacionais, principalmente para viagens até 3 horas.
- A tecnologia e o turismo andam de mãos dadas. Os operadores turísticos tiveram que se adaptar a novas necessidades e preferências dos viajantes para serem mais eficientes na hora de oferecer o melhor tipo de viagem para seus clientes. Atualmente, a Decolar conta com equipe e tecnologia para analisar mais de 3 milhões de combinações de voos diariamente para recomendar o melhor itinerário aos viajantes, em alguns casos oferecendo descontos de até 30%. A companhia também tem inovações que ampliam as opções de autogestão da viagem pelo próprio cliente, diretamente pelo site ou aplicativo, conforme as regras dos produtos e tarifas adquiridas.
- Viajantes mais exigentes. Os consumidores estão cada vez mais atentos aos detalhes na hora de planejar suas viagens. Os pacotes de viagem estão cada vez mais em alta e continuarão a assumir grande relevância neste ano de 2022. Na Decolar, o cliente pode montar o pacote de viagem do seu jeito, escolhendo o voo e hotel que deseja, gerando uma economia de até 35% em comparação ao que é pago comprando os produtos separadamente. Nos combos, são adicionadas as reservas flexíveis, que proporcionam facilidade para que o viajante possa modificar seu itinerário de viagem sem que haja aumento nos custos. Outra vantagem para os viajantes é que ampliamos as possibilidades de pagamento, com a opção de dividir a compra em até dois cartões e diversas modalidades que oferecemos por meio da Koin, fintech do grupo Decolar (boleto parcelado, Pix e empréstimo pessoal para custear a viagem).
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. Há 22 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma um Grupo consolidado, que integra BestDay, Viajes Falabella e Koin, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 29 milhões de clientes. A companhia atua em 20 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu métodos alternativos de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.
Para mais informações, acesse: decolar.com/media-kit/#/.
Yasmim Dicastro – yasmim.castro@agenciafr.co.br