Viagens e passeios por locais onde histórias marcantes foram ambientadas ou até mesmo pelas casas de grandes escritores fazem a ‘cabeça’ dos amantes de literatura.
O turismo literário é uma modalidade para viajantes envolvidos nas narrativas contadas e que desejam conhecer de perto o estilo de vida, os pensamentos, a casa, a família ou então o local onde os autores escreviam para viver o ambiente em que o artista estava inserido à época. E, para isso, nada melhor do que visitar até o destino em questão.
No Brasil, mais precisamente em Itabira, Minas Gerais, o turista encontra a casa de Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos maiores escritores do país (foto: divulgação)
“Passeios turísticos que associam locais a discussões literárias e atividades culturais é um segmento que tem ganhado destaque entre os turistas brasileiros. São muitos os espaços com pontos que fornecem a rota ideal para quem quer conhecer a cultura, a vida e a obra de alguns dos escritores mais importantes de todos os tempos”, salienta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
“Esse estilo de viagem também é um fomentador de cultura, ler e viajar inspiram”, defende Pereira.
Casas de mestres das palavras
Lisboa é destaque no turismo literário por alguns motivos. Um deles é o fato de presentear o leitor viajante com a casa centenária de Fernando Pessoa, o mais universal poeta português. Além disso, a capital portuguesa abriga a sede da Fundação José Saramago, único autor de língua portuguesa vencedor de um Nobel de Literatura.
“A moradia de Pessoa é um convite a céu aberto para quem quer adentrar em seu universo de palavras e heterônimos – afinal, ele adotou várias ‘personalidades literárias'”, afirma Carlos. “Já a Fundação organiza exposições, recitais, cursos e palestras; algumas com o escritor como tema. Um prato cheio para os amantes da leitura”, acrescenta.
A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens exclusivos para estes e outros diversos destinos que proporcionam essa imersão em livros. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e internacionais. E também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços adaptados.
“Trabalhamos com uma equipe especializada que elabora um pacote completo, com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem”, completa Pereira.
Centenário de Saramago faz Portugal entrar na rota do Turismo Literário
Por Patricia de Campos - 25 de novembro de 2021
O início das celebrações do Centenário de José Saramago, autor português com mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões, assinala também o arranque de “Viagem a Portugal Revisited”, um projeto de turismo literário do Turismo de Portugal.
Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, “Viagem a Portugal Revisited” consiste numa reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais. José Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, é o primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e dos locais visitados. O projeto constitui uma oportunidade para dar a conhecer o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário.
José Saramago, autor português ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e do Prêmio Camões (Crédito: Divulgação)
Foi entre outubro de 1979 e julho de 1980 que José Saramago percorreu o país, a convite do Círculo de Leitores, escrevendo “Viagem a Portugal” que descreve o nosso país como nenhum outro. E já na altura, o escritor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos”.
Por isso, para além da homenagem prestada a José Saramago, este projeto pretende convidar à visita a Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros roteiros literários, assentes em outras obras de Saramago e em lugares neles mencionados.
Uma plataforma digital “Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários da obra e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica, será lançada no início de 2022, onde através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth. Serão também divulgados conteúdos escritos, visuais e sonoros através de diferentes canais e para partilha no YouTube, Spotify e Apple.
Portugal entra no mapa dos destinos literários, com o Programa de Ação para o Turismo Literário valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território, contribuindo para a coesão social e territorial e impulsionando o negócio turístico.