A recepção festiva que a Prefeitura de Paulo Afonso fez quando da chegada desse primeiro voo da Azul Linhas Aéreas na quinta-feira, dia 15 de dezembro, assim como o fez há um mês atrás, em 17 de novembro, quando foram também recepcionados festivamente os passageiros que chegavam no primeiro voo da empresa Gol, vindos de Salvador, foram gestos muito importantes dos gestores municipais.
E no seu primeiro voo, dia 15 de dezembro, na aeronave ATR da Azul, com capacidade para 70 passageiros, desembarcaram 53 passageiros vindos do Recife e embarcaram outros 52 de Paulo Afonso para a capital pernambucano. Números excelentes!
Sobre os voos da Gol para Salvador, inaugurados festivamente dia 17 de novembro, a sua suspensão nos últimos dias tem levado a vários questionamentos. Muitos não têm aceito a desculpa atribuída à Gol de que houve um entendimento errado quanto ao boletim de tempo.
Há quem esteja associando essa suspensão à quebra de promessa do governo do Estado em manter, no novo governo, a isenção de tarifas de ICMS sobre combustível de aviação, como foi amplamente divulgado durante a campanha eleitoral de 2022. Recentes notícias dão conta que o novo governador não só não cumprirá a promessa do seu antecessor como aumentou as taxas de ICMS. Se isso, de fato, for comprovado, cria-se uma situação bastante comprometedora para a nova gestão estadual.
Há que se crer que os compromissos do governo da Bahia firmados com as empresas aéreas, como sobre as taxas do ICMS e outros benefícios sejam mantidos para que os voos não venham a ser novamente suspensos...
É muito bom que isso seja logo esclarecido porque o retorno desses dois voos – da Gol para Salvador e da Azul para o Recife – criam uma grande expectativa de melhores tempos para o turismo regional, como se pôde ver nas duas grandes festas da inauguração desses voos no aeroporto de Paulo Afonso.
Na festa feita para esses passageiros, por um lado se festejou o retorno dos voos regulares comerciais tanto para Salvador como para o Recife, abrindo-se portas importantes para a expansão do turismo regional e por outro lado procurou se mostrar aos visitantes um pouco da cultura regional, no caso representada pelo grupo Cangaceiros de Paulo Afonso.
Paulo Afonso e região: muitos atrativos turísticos que o mundo precisa conhecer!
Usinas hidrelétricas, início do cânion do rio São Francisco e Ilha de Paulo Afonso
A importância da retomada desses voos pode ser medida se considerarmos que Recife é o Portal de entrada de turistas vindos de outros países que podem ser estimulados a conhecerem essa região dos Lagos e Cânions do São Francisco, de forma planejada, tanto para aproveitar as belezas naturais do cânion, as usinas hidrelétricas – 5 num raio de 4 quilômetros e, destas, três delas subterrâneas – além do grande potencial existente em sua cultura popular como as trilhas e histórias do cangaço, a Serra do Umbuzeiro, o Raso da Catarina e, claro, uma melhor exploração do cânion do rio São Francisco com a oferta de mais passeios.
Cânion do rio São Francisco - de Paulo Afonso a Xingó - 65 quilômetros navegáveis
Raso da Catarina - Povoado Juá/Paulo Afonso-BA.
Serra do Umbuzeiro - Povoado Riacho/Paulo Afonso-BA
Também há a necessidade de se refazerem parcerias com a Chesf para melhor exploração para fins turísticos dos grandes lagos que formam a Ilha de Paulo Afonso, assim como a Prefeitura manter o necessário cuidado com os atrativos e monumentos da cidade e com a renovação e atualização da sinalização turística.
Ilha de Paulo Afonso
O Cangaço e outros atrativos turísticos compartilhados na região
Qualquer ação relacionada ao turismo de um lugar não pode ficar centrada exclusivamente nele, a não ser que seja o único em vasta região.
Nestas terras sertanejas, toda a região depende do rio São Francisco, em torno do qual giram todos os atrativos turísticos de muitas cidades do Estado da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, embora cada uma possua suas particularidades.
Museu Casa de Maria Bonita - Povoado Malhada da Caiçara/Paulo Afonso-BA - Estátua de Maria Bonita na Praça das Mangueiras, centro de Paulo Afonso-BA
Uma forte atratividade turística na região é a que se relaciona ao ciclo do Cangaço que aconteceu no Nordeste entre os anos de 1870 e 1940, deixando suas marcas em dezenas de municípios destes estados. Em Paulo Afonso, livros contam a passagem de Lampião por estas terras por vários anos e foi do Povoado Malhada da Caiçara que Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, seguiu com o cangaceiro para esta vida. A Malhada da Caiçara, como todo o território de Paulo Afonso, na época, pertencia ao município de Glória e passou a fazer parte do município de Paulo Afonso quando ele se emancipou em 1958.
Estudos sobre a potencialidade turística realizados nesta região, anos atrás, apontava Paulo Afonso, especialmente por possuir um grande aeroporto regional, ser a sede das hidrelétricas subterrâneas, ter nela o início do cânion e grandes lagos e uma razoável rede hoteleira e de restaurantes, como o centro turístico dessa região.
Pelos cálculos da época, o turista chegava a Paulo Afonso e nesta cidade fixava a sua hospedagem por 4 a 5 dias e, de Paulo Afonso, saíam vários roteiros de passeios pelos atrativos locais e regionais.
E para a terceira idade
Um tipo de turista que tem crescido muito nos últimos anos é o chamado da terceira idade que tem suas viagens pagas com economias da vida, por filhos ou empresas, mas que precisam de uma atenção especial, principalmente no que se refere às condições de mobilidade. Daí a necessidade urgente de serem feitos novos projetos e concluídos outros que ofereçam a esse turista especial, toda a comodidade nos seus deslocamentos pela cidade e pelos atrativos turísticos e ainda a oferta de festas, eventos, atividades de lazer apropriadas para eles.
Qualificação profissional e Marketing turístico
Com parcerias firmadas com o governo do Estado, com o Sebrae, Senac, ABIH e outras instituições que atuam junto ao turismo, pode-se oferecer treinamentos, cursos, atualizações para hotéis, restaurantes e lojas comerciais.
Paralelo a tudo isso e muito mais há que ser bem definido o marketing turístico do município e que Paulo Afonso, que já esteve entre os 115 destinos turísticos do Brasil volte a estar nos catálogos das grandes agências e operadoras de turismo e novamente apareça, de forma positiva e constantemente, na mídia regional e nacional.
Hoje, cidades como Delmiro Gouveia e Piranhas em Alagoas, Canindé do São Francisco, em Sergipe, aparecem mais na mídia nacional, embora Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, em Pernambuco, além da própria Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida, na Bahia, tenham também grande potencial turístico, como mostrados em vários estudos sobre o turismo na região, dentre eles o relatório Região dos Lagos e Cânions do Rio São Francisco - Potencial Turístico: uma oportunidade de negócios do Sebrae/PE que, embora tenha 20 anos tem muitas ações acontecendo agora, assim como foram mostrados tanto na dissertação de Pós-graduação na UNEB como na tese de mestrado deste autor, defendida em Lisboa e chamada O Caminho das Águas -Turismo Sustentável em Paulo Afonso e Região dos Lagos do São Francisco.
Ali já se mostram muitos atrativos e alguns desses municípios citados, como Piranhas, Delmiro, Canindé, têm investido no apoio ao turismo e contam com bons hotéis e há propostas de empresários para investimentos grandes para o futuro, como o do Trem Turístico de Piranhas a Delmiro Gouveia.. Piranhas já é hoje o terceiro destino turístico de Alagoas, perdendo apenas para a capital do Estado, Maceió e para Maragogi.
Em Paulo Afonso, a gestão do Prefeito Luiz de Deus tem 2 anos para consolidar o turismo como grande vetor econômico para o município, o que não foi visto por gestões anteriores onde havia secretários que diziam claramente que “turismo não dá voto”.
Esses voos que ligam Paulo Afonso a dois importantes portões de entrada do turismo no Nordeste se constituem em importantes aliados da gestão municipal. Cabe aos gestores valorizar esse tesouro, o turismo, pouco valorizado no município há muitos anos, enquanto que para países inteiros como a Espanha, França, Itália e outros são a principal receita do seu orçamento anual, sendo o número de turistas que visitam esses países todos os anos muito maior que a população residente no país.
Antônio Galdino da Silva
Especialista/Mestre em Turismo
GaldinoExcelente essa matéria...Paulo Afonso com suas belezas naturais precisa de mais divulgação e vc como um turismólogo e gestor desse meio de comunicação, tem feito sua parte, os vôos para Salvador tem acontecido à apenas um mês, fiquei surpreso em saber da suspensão destes. Paulo Afonso precisa de melhor atenção e para isso tem uma boa infraestrutura, o que está precisando é de fotça política para coibir ações negativas. Parabéns Galdino pelo seu empenho...